segunda-feira, 27 de novembro de 2017

O OPOSITOR – Luis Fernando Verissimo


Talento é talento!

Este livro foi escrito sob encomenda, para a coleção “Cinco Dedos de Prosa” da Editora Objetiva. Em cada um dos cinco livros da coleção, um autor foi convidado a escrever um romance tendo como tema um dos dedos da mão. Coube a LFV o polegar. E não é que ele brinda o leitor com uma história divertida e nada óbvia, que mistura suspense e humor com muita habilidade?

Uma leitura leve, que flui com facilidade e segurança, misturando elementos tão díspares quanto teorias de conspiração e seitas apocalíticas com estados alterados de consciência induzidos por alcaloides e sucos de frutas nativas da Amazônia!  Esse foi o segredo, ao meu ver, para fugir do óbvio: acrescentar elementos de estranheza na composição de uma trama que é basicamente calcada em clichês. Assim o tema do “Polegar” aparece na medida certa, cumprindo a meta proposta sem em momento algum cansar o leitor.

A estrutura e alguns elementos da narrativa me lembraram um pouco outro livro do mesmo autor, “Os Espiões”, que por sua vez associei à magnum opus das histórias sobre teorias de conspiração: “O Pêndulo de Foucault” de Umberto Eco. Fiquei curioso para descobrir se o tema é uma obsessão do LFV, ou foi apenas o recurso a uma fórmula narrativa que gerou essa similaridade.

De todo modo, o livro é uma boa diversão que também traz oportunidades de reflexão. Recomendado!

  


\\\***///


ESCRITORES PERGUNTAM, ESCRITORES RESPONDEM
Escrever para quê? 
Doze escritores dos mais diversos estilos e tendências, cada um de seu canto do Brasil, reunidos para trocar ideias sobre a arte e o ofício de escrever. O resultado é este livro: um bate-papo divertido e muito sério, que instiga o leitor a participar ativamente da reflexão coletiva, investigando junto com os autores os bastidores da literatura moderna. Uma obra única e atual, recomendada a todos os que amam o mundo dos livros.
Disponível no link abaixo, leia e compartilhe:

http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5890058

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...