terça-feira, 26 de dezembro de 2017

O LABIRINTO GREGO – Manuel Vázquez Montalbán


Um romance policial inusitado e muito original, protagonizado pelo detetive particular Pepe Carvalho, criação máxima de Montalbán. Pepe é uma figura e tanto, que dá o tom de originalidade à narrativa: ex-comunista, gastrônomo e intelectual às avessas, que compra livros apenas para atirá-los à fogueira, o detetive de Montalbán é exagerado e contraditório, mas de algum modo também muito cativante.

Em “O Labirinto Grego”, Pepe está às voltas com duas deusas em forma de mulher, que o fazem perambular pelos antros mais sombrios e marginais de Barcelona, tentando encontrar o homem da vida de uma e evitar que a outra se meta em maiores encrencas. Esse é o pretexto para um desfile de cenários surreais e personagens bizarros, entremeados por banquetes suntuosamente descritos e tiradas filosóficas pronunciadas com fina ironia.

A parte policial da história aparece quase que como um apêndice, por acaso. E acaba não fazendo a menor falta. A prosa de Montalbán é rica em adjetivos inesperados, que trazem um frescor poético e um olhar renovado ao velho tema do detetive particular.




\\\***///


A MARCA – Fabio Shiva

Um intrigante conto de mistério e assassinato que tem como pano de fundo a saga dos Anunnaki... “A MARCA” foi originalmente publicada em “REDRUM – Contos de Crime e Morte” (Caligo Editora, 2014), sendo um dos sete contos selecionados para a antologia. Em 2016 a história foi republicada no livro duplo de contos “Labirinto Circular / Isso Tudo É Muito Raro”, de Fabio Shiva (Cogito Editora). E agora está disponível aqui. Boa leitura!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5825862

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...