quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

1 LIVRO POR DIA DURANTE 100 DIAS


Há coisa de alguns anos iniciei junto com algumas queridas amigas o projeto P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante). Inicialmente no Orkut e depois no Blog da CRL (http://comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com.br/), o P.U.L.A. fez circular milhares de livros pelo Brasil antes de ganhar um espaço físico na Casa da Música (https://www.facebook.com/casadamusicabahia/).

Com o P.U.L.A. eu me tornei um milionário de livros. Pois para cada livro que eu passava adiante, o Universo dava um jeito de me enviar dois ou três em retorno. Além disso, iniciativas como a do P.U.L.A. começaram a se multiplicar em todo o mundo, em uma linda e silenciosa revolução. Só aqui perto de onde moro existem atualmente nada menos que cinco pontos de distribuição gratuita de livros.

Isso também me deu a oportunidade de encontrar inúmeros petiscos literários para todos os gostos, inclusive obras de valor inestimável, e não poucas vezes me deparei com exatamente aquele livro que eu desejava tanto ler, bem ali, ao alcance da mão. O resultado é que comecei a acumular livros. Um belo dia uma das estantes desabou sob o peso de tantos volumes. O que acabou chamando a atenção de dois amigos, que no espaço de poucos dias me fizeram a mesma pergunta:

“Você já leu mesmo todos esses livros?”

E das duas vezes respondi, achando que estava sendo muito humilde:

“Não, pelo contrário. Guardo comigo apenas os livros que pretendo ler. Depois que leio, passo adiante.”

“Então você está bem atrasado, hem?” – me respondeu o amigo Maciel.

“Será que você consegue ler isso tudo ainda nesta encarnação?” – me devolveu a amiga Alícia.

Graças a Deus pelos amigos! Foi assim que percebi que quanto mais livros acumulados na estante, menos rico de livros eu me torno. Sem contar que tantos volumes à disposição poderiam acabar me distraindo dos livros que eu realmente preciso e quero ler.

E foi assim que nasceu o desafio de passar adiante um livro por dia, durante cem dias. Alguns desses livros eu pretendo ler por inteiro, outros apenas alguns trechos. Na medida do possível, farei um breve relato sobre cada um deles.


Gratidão!

4 comentários:

  1. Como faz para "pular"? Ou seja, participar do P.U.L.A.?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja muito bem-vindo, amigo! Caso nao exista em sua cidade um projeto semelhante, você mesmo pode ser o pioneiro, que tal? Ou então enviar os livros pelo Correio! Gratidão!

      Excluir
  2. FÁBIO!
    Que saudade do PULA!
    Fico feliz que esteja se desapegando e omara que consiga atingir seus objetivos....
    “Acredite que você pode, assim você já está no meio do caminho.” (Theodore Roosevelt)
    cheirinhos
    Rudy
    TOP COMENTARISTA FEVEREIRO: 3 livros + vários kits, 5 ganhadores, participem!
    BLOG ALEGRIA DE VIVER E AMAR O QUE É BOM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu por esse carinho lindo, Rudy!
      Foi mesmo um tempo muito bom, né!
      beijo beijo beijo!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...