segunda-feira, 16 de abril de 2018

80 ANOS DE POESIA – Mario Quintana



Linda antologia organizada por Tania Franco Carvalhal, que vai apresentando a seleta na sequência dos livros de Mario Quintana. Lidos nessa sequência temporal, os poemas de Quintana sugerem uma caminhada semelhante à de Picasso, que levou “setenta anos para aprender a pintar como uma criança de sete”.

E é incrível como os livros conversam entre si! Acabo de reler o belíssimo “Cartas a um jovem poeta” de Rilke, e que alegria descobrir que Quintana também escreveu sua versão do tema:

“Em todo caso, bem sabes que existe a métrica. Eu tive a vantagem de nascer numa época em que só se podia poetar dentro dos moldes clássicos. Era preciso ajustar as palavras naqueles moldes, obedecer àquelas rimas. Uma bela ginástica, meu poeta, que muitos de hoje acham ingenuamente desnecessária.”

“Agora, que poetas deves ler? Simplesmente os poetas de que gostares e eles assim te ajudarão a compreender-te, em vez de tu a eles. São os únicos que te convêm, pois cada um só gosta de quem se parece consigo.”

Viva a Poesia!

Viva Mario Quintana!

***
“Das utopias

Se as coisas são inatingíveis... ora!
Não é motivo para não querê-las...
Que tristes os caminhos, se não fora
A mágica presença das estrelas!”


\\\***///


MANIFESTO – Mensageiros do Vento
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590

Um experimento literário realizado com muita autenticidade e ousadia. A ideia é apresentar um diálogo contínuo, não de diversos personagens entre si, mas entre as diversas vozes de um coral e o leitor. Seguir a pista do fluxo da consciência e levá-la a um surpreendente ritmo da consciência. A meta desse livro é gerar ondas, movimento e transformação na cabeça do leitor. Clarice Lispector, Ferreira Gullar, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros, são grandes influências. Por demonstrarem que a literatura pode ser vista como uma caixa fechada, e que um dos papéis mais essenciais do escritor é, de dentro da caixa, testar os limites das paredes... Agora imagine esse livro escrito por uma banda de rock! É o que encontramos no livro MANIFESTO – Mensageiros do Vento, disponível aqui. Leia e descubra por si mesmo!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...