sábado, 12 de maio de 2018

CICLO DO PARETA E OUTROS POEMAS – Ivan de Almeida



A poesia vive em Ivan de Almeida, que alegria! A poesia está viva ainda!

Li com muito gosto o belo Ciclo do Pareta (Pardal Poeta), onde belas imagens e metáforas profundas são marcadas aqui e ali por intervenções concretas muito oportunas, que somam ritmo e beleza plástica aos poemas.

A poesia, tão necessária à alma do mundo, dentre todas as artes é a que mais sofre nessa época em que vivemos. A atual sociedade tecnológica da informação busca nos moldar em unidades de rápida absorção de imensas quantidades de informações superficiais. E a poesia é justamente o contrário disso, é o mergulho em profundidade e não o patinhar na rasa superfície. Tão estranho é o pensamento poético hoje em dia! Tanto que às vezes cheguei a pensar que a poesia estaria definitivamente moribunda, e em pouco se tornaria uma forma arcaica de expressão. Felizmente, corajosas obras como a de Ivan de Almeida me fazem renovar as esperanças de que este momento que vivemos é apenas o natural fim de ciclo, e de que novas inspirações continuarão a ser sopradas pela Musa no coração dos verdadeiros poetas.

Poesia não é simplesmente dizer “eu te amo” com rimas, é enxergar o óbvio por detrás do véu ilusório e gritá-lo aos quatro ventos, com toda a força de seu coração. Poesia é o esforço hercúleo de colocar o inexprimível em palavras e assim trazer para a consciência abstrações imponderáveis...

Imponderável é a poesia de Ivan de Almeida.

Muito grato, poeta!!!



\\\***///



ESCRITORES PERGUNTAM, ESCRITORES RESPONDEM
Escrever para quê? 
Doze escritores dos mais diversos estilos e tendências, cada um de seu canto do Brasil, reunidos para trocar ideias sobre a arte e o ofício de escrever. O resultado é este livro: um bate-papo divertido e muito sério, que instiga o leitor a participar ativamente da reflexão coletiva, investigando junto com os autores os bastidores da literatura moderna. Uma obra única e atual, recomendada a todos os que amam o mundo dos livros.
Disponível no link abaixo, leia e compartilhe:
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5890058

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...