domingo, 13 de maio de 2018

CIDADE DE DEUS – Paulo Lins



Brutal e avassalador!

Li com horrorizado fascínio cada uma das 400 páginas deste livro, capturado pelo mesmo magnetismo da violência que me fez ficar grudado na poltrona do cinema durante cada segundo do filme. E pensar que tanta brutalidade e selvageria são cada vez mais banais no mundo!

A leitura traz também a possibilidade de muitas reflexões. Penso que por detrás da brutalidade dos criminosos de favelas como a “Cidade de Deus” está a brutalidade do sistema, a brutalidade dos poderosos, a brutalidade da indiferença dos ditos “cidadãos de bem” que acham normal que sua família tenha teto e comida, acesso à educação, saúde e cultura, enquanto tantas outras famílias não têm nada disso. O resultado da desigualdade é o câncer da criminalidade, que adoece a sociedade inteira. O Rio de Janeiro hoje é escandalosa prova de que ninguém fica imune aos devastadores efeitos de uma sociedade construída sobre a desigualdade. Mesmo dentro dos condomínios fechados, cercados de vidros blindados e seguranças armados, o medo penetra nos corações, tira o sono e a paz dos “justos”.

Lendo esse livro tão incômodo e necessário, pensei muito no lindo verso de Tom Jobim: “É impossível ser feliz sozinho”. Penso que esse verso reflete uma verdade muito mais profunda, que vai além da felicidade romântica de um casal. A vida é coletiva, e tudo está conectado. Enquanto houver uma criança chorando de fome, ninguém poderá ser realmente feliz neste pequeno planeta. É impossível ser feliz enquanto existirem lugares como a Cidade de Deus.

Depoimento do autor Paulo Lins:


Trailer do filme:




\\\***///


O SINCRONICÍDIO – Fabio Shiva
 “E foi assim que descobri que a inocência é como a esperança. Sempre resta um pouco mais para se perder.”
Haverá um desígnio oculto por trás da horrenda série de assassinatos que abala a cidade de Rio Santo? Apenas um homem em toda a força policial poderia reconhecer as conexões entre os diversos crimes e elucidar o mistério do Sincronicídio. Por esse motivo é que o inspetor Alberto Teixeira, da Delegacia de Homicídios, está marcado para morrer.
“Era para sermos centelhas divinas. Mas escolhemos abraçar a escuridão.”
Suspense, erotismo e filosofia em uma trama instigante que desafia o leitor a cada passo. Uma história contada de forma extremamente inovadora, como um Passeio do Cavalo (clássico problema de xadrez) pelos 64 hexagramas do I Ching, o Livro das Mutações. Um romance de muitas possibilidades.
Leia e descubra porque O Sincronicídio não para de surpreender o leitor.
 
Livro físico:
http://caligoeditora.com/?page_id=98
 
eBook:
https://www.amazon.com.br/dp/B07CBJ9LLX?qid=1522951627&sr=1-1&ref=sr_1_1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...