terça-feira, 1 de maio de 2018

O CÓDIGO DA BÍBLIA – Michael Drosnin



Li este livro há uns bons anos, graças ao amigo-irmão Luiz Marcelo Rangel. Fiquei muitíssimo impressionado. Em resumo, o livro do americano Michael Drosnin fala da suposta descoberta de um código oculto na Torá (ou Pentatêuco, os cinco primeiros livros da Bíblia) pelo matemático israelense Eliyahu Rips. Esse código, aparentemente, faz referência aos principais acontecimentos e personalidades da história mundial – de todos os tempos.

No exemplo que é mais debatido no livro, em 1994 esse código permitiu prever o assassinato de Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel. No ano seguinte, quando o assassinato efetivamente ocorreu, os pesquisadores descobriram que até o nome de seu assassino (Amir) havia sido revelado pelo código.

Esse código foi desvendado graças ao uso de uma matriz no computador. Trabalho esse que foi inspirado na descoberta, bem mais impressionante porque fruto do trabalho solitário de uma única mente, do rabino Michael ber Weissmandl, em meados do século XX. O rabino descobriu que de cinquenta em cinquenta letras a Torá vai soletrando a palavra... Torá! Ou seja, cinquenta letras depois de um “T” (o correspondente Tav hebraico), existe um “O”, e cinquenta letras depois um “R” e mais cinquenta um “A”, e depois de cinquenta novamente um “T” e assim do primeiro ao quinto livro da Torá. Impressionante é pouco!

Isso sugere que existe, de fato, um código no Pentatêuco. Hoje, anos depois de ter lido “O Código da Bíblia”, graças às pesquisas sobre os Anunnaki e outros alienígenas do passado, considero bastante plausível a hipótese da Torá ter sido ditada a Moisés não por Deus Todo Poderoso, mas por um ET (meu próprio palpite pessoal é que foi Enlil o autor).

Mas voltando ao livro: desde a publicação de “O Código da Bíblia”, as descobertas foram questionadas, e inclusive foi descoberto um “código de Moby Dick”. Longe de esgotar o mistério, tais questionamentos só o aprofundam.

Separei alguns links interessantes a respeito, para os interessados em investigar mais:

Documentário sobre o Código da Bíblia:


Wikipedia:

Dois artigos muito bem fundamentados:


***
“Se o futuro pode ser previsto, poderá também ser mudado?”


\\\***///

 

LABIRINTO CIRCULAR / ISSO TUDO É MUITO RARO é um livro duplo de contos estruturados como seis pares de “opostos espelhados”. São ao todo doze histórias que têm como fio condutor a polarização entre o Olhar e a Consciência (representados nas capas do livro como as pupilas sobrepostas e o cérebro, respectivamente) e que abordam, cada uma a seu modo, alguns dos antagonismos essenciais: Amor e Morte, Cotidiano e Fantástico, Concreto e Absurdo. Um exercício literário para mentes inquietas e questionadoras.

LABIRINTO CIRCULAR

ISSO TUDO É MUITO RARO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...