terça-feira, 12 de junho de 2018

LIMONOV – Emmanuel Carrère



Uma obra envolvente sobre um personagem real e muito polêmico, que reflete com muita propriedade as contradições e complexidades do mundo contemporâneo. Em “Limonov”, Emmanuel Carrère intenta com muita propriedade sua versão do chamado “romance de não ficção” (que teve em “A Sangue Frio”, de Truman Capote, o seu marco inicial), contando de forma irresistível a inacreditável história de Eduard Limonov, de quem se pode dizer que fez de tudo um pouco na vida:

“Ele foi delinquente na Ucrânia, ídolo do underground soviético; mendigo, depois mordomo de um bilionário em Manhattan; escritor da moda em Paris; soldado perdido nas guerras dos Balcãs; e agora, no imenso caos do pós-comunismo na Rússia, velho chefe carismático de um partido de jovens desesperados. Ele mesmo se vê como um herói, podemos considerá-lo um tratante.”

A história de Limonov é tão louca que levei até mais ou menos a página 100 achando que no fundo ele era uma invenção do autor, uma sacada genial para falar da loucura dos tempos modernos. Até que não resisti e fui pesquisar na Internet. Não é que o cara existe mesmo!

Limonov na Wikipedia:

Vídeos:




A partir dessa confirmação, comecei a apreciar melhor o talento narrativo e a originalidade de Carrère, capaz de contar essa incrível biografia na primeira pessoa, colocando-se com muita propriedade sobre como episódios da vida de Limonov o fazem refletir sobre si mesmo e o mundo. Achei simplesmente magistral!

Muito marcante também foi o fato de ter lido esse livro paralelamente ao tijolo sombrio de “Arquipélago Gulag”, de Alexander Soljenítsin, que é citado inúmeras vezes em contraponto as peripécias de Limonov. Os livros conversam entre si, é um fato. É fascinante e perigoso escutar essas conversas... Falar sobre os cochichos que esses dois livros trocaram não cabe aqui, resta-me apenas torcer para que os ETs cheguem para nos salvar antes que a insensatez humana queira repetir o Gulag em escala global.

“Limonov” foi publicado no Brasil em edição primorosa da TAG – Alfaguara, com direito a dois bônus: um livreto com um contexto social e histórico dos eventos narrados no livro e uma espécie de dossiê fotográfico de Limonov, que por si só já mostram como ele é realmente uma figura impagável! Sou muito grato ao carinho lindo da querida amiga Maria Inês Menezes, que me presenteou com a enriquecedora oportunidade desta leitura!

*** 
“É uma regra sinistra, porém raramente desmentida: os papéis se invertem entre carrascos e vítimas.”



\\\***///


  


Agora disponível gratuitamente no Wattpad, LABIRINTO CIRCULAR / ISSO TUDO É MUITO RARO é um livro duplo de contos estruturados como seis pares de “opostos espelhados”. São ao todo doze histórias que têm como fio condutor a polarização entre o Olhar e a Consciência (representados nas capas do livro como as pupilas sobrepostas e o cérebro, respectivamente) e que abordam, cada uma a seu modo, alguns dos antagonismos essenciais: Amor e Morte, Cotidiano e Fantástico, Concreto e Absurdo. Um exercício literário para mentes inquietas e questionadoras.

LABIRINTO CIRCULAR

ISSO TUDO É MUITO RARO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...