sábado, 14 de julho de 2018

O SÓCIO – John Grisham



Desde que assisti ao filme “A Firma”, fiquei muito curioso para ler algum livro do John Grisham, cujas obras inspiraram outros filmes como “O Dossiê Pelicano” e “O Homem que Fazia Chover”. E enfim surgiu a oportunidade, com “O Sócio”.

Eu chamaria o estilo de “suspense jurídico”, com uma narrativa bem seca e direta e a trama envolvente e bem embasada pelos conhecimentos legais do autor. Um detalhe interessante é que parte do enredo acontece no Brasil. A história funciona bem e prende o leitor.

Contudo... à medida que fui avançando na leitura, experimentei um crescente mal estar, não pela história em si, mas pela sociedade que ela retrata e reflete. O “herói” do livro é um advogado que rouba uma imensa fortuna de outros advogados ladrões, e se vale de sua grande habilidade como advogado para driblar o sistema.

O que me fez pensar no sistema legal como um todo, com suas leis que são criadas pelos poderosos, com o intuito de proteger os interesses dos poderosos. Leis que nada têm a ver com justiça ou ética, e que são grandes responsáveis pela sociedade tão degenerada em que vivemos. Um dos maiores canalhas que tive o desprazer de conhecer gostava repetir, sorrindo cinicamente: “não tenho o menor problema em ser imoral ou antiético, só não quero agir de forma ilegal.”

O que me lembra a reflexão de Hermann Hesse sobre o sistema jurídico: de todas as loucuras inventadas pelo homem, essa é a mais incompreensível.

O que me leva a fechar essa resenha com o tristemente verdadeiro ditado: “existem advogados porque existem advogados”.



\\\***///




Agora disponível gratuitamente no Wattpad, LABIRINTO CIRCULAR / ISSO TUDO É MUITO RARO é um livro duplo de contos estruturados como seis pares de “opostos espelhados”. São ao todo doze histórias que têm como fio condutor a polarização entre o Olhar e a Consciência (representados nas capas do livro como as pupilas sobrepostas e o cérebro, respectivamente) e que abordam, cada uma a seu modo, alguns dos antagonismos essenciais: Amor e Morte, Cotidiano e Fantástico, Concreto e Absurdo. Um exercício literário para mentes inquietas e questionadoras.

LABIRINTO CIRCULAR

ISSO TUDO É MUITO RARO


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...