segunda-feira, 16 de julho de 2018

THE GLITTER DOME – Joseph Wambaugh



Há alguns anos consegui uma meia dúzia de pockets do Joseph Wambaugh, que devorei com grande deleite. Gostei tanto que, ao contrário de meu hábito arraigado, não passei os livros adiante, mas guardei para ler de novo no futuro, com o objetivo de me divertir e aprender. Isso porque na época eu havia acabado de lançar o meu primeiro livro, “O Sincronicídio”, e acreditava que iria continuar escrevendo histórias policiais para o resto da vida, o que acabou não acontecendo.

De todo modo, recentemente lembrei desses pockets, o que me fez querer matar as saudades do Wambaugh. E o primeiro que peguei para reler foi “The Glitter Dome” (creio que não foi lançado em português). Aliás, o mistério maior de todos é Joseph Wambaugh não ser mais conhecido e admirado por aqui. Em termos de literatura policial contemporânea, poucos autores me impactaram tanto.

Primeiro, Wambaugh sabe muito bem do que está falando, tendo sido policial em Los Angeles durante 14 anos. Segundo, sua prosa é extremamente vívida e envolvente, com diálogos cortantes e uma narrativa ágil e muito bem estruturada. E por último, mas não menos importante, Wambaugh é engraçadíssimo! Não me lembro de ter rido tanto lendo um livro, muito menos um livro de assassinato!

Joseph Wambaugh é um mestre do sarcasmo e da ironia. Ao ler esse livro pela segunda vez, pude perceber como as cenas hilariantes que ele descreve são, na verdade, retratos pungentes de sofrimento humano. Quanto mais miseráveis seus personagens se sentem, mais achamos engraçado! Fiquei intrigado por esse curioso efeito alcançado pelo autor, e creio que descobri a chave para elucidar o mistério: é que Wambaugh é também um mestre do cinismo. Seus anos como policial, ainda mais em uma cidade como Los Angeles, devem ter contribuído bastante para fazê-lo cultivar esse olhar cínico, que ao ser posto a serviço da literatura, acaba propiciando uma visão crítica e reflexiva que talvez um olhar mais compassivo não fosse capaz de obter. Ridendo castigat mores.

Trailer:

Filme:

Facebook:




\\\***///


O SINCRONICÍDIO – Fabio Shiva
 “E foi assim que descobri que a inocência é como a esperança. Sempre resta um pouco mais para se perder.”
Haverá um desígnio oculto por trás da horrenda série de assassinatos que abala a cidade de Rio Santo? Apenas um homem em toda a força policial poderia reconhecer as conexões entre os diversos crimes e elucidar o mistério do Sincronicídio. Por esse motivo é que o inspetor Alberto Teixeira, da Delegacia de Homicídios, está marcado para morrer.
“Era para sermos centelhas divinas. Mas escolhemos abraçar a escuridão.”
Suspense, erotismo e filosofia em uma trama instigante que desafia o leitor a cada passo. Uma história contada de forma extremamente inovadora, como um Passeio do Cavalo (clássico problema de xadrez) pelos 64 hexagramas do I Ching, o Livro das Mutações. Um romance de muitas possibilidades.
Leia e descubra porque O Sincronicídio não para de surpreender o leitor.
 
Livro físico:
http://caligoeditora.com/?page_id=98
 
eBook:
https://www.amazon.com.br/dp/B07CBJ9LLX?qid=1522951627&sr=1-1&ref=sr_1_1


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...