domingo, 22 de julho de 2018

A NUDEZ DA VERDADE – Fernando Sabino



Eu era menino quando li “O Homem Nu”, uma das mais divertidas histórias da coleção Para Gostar de Ler, da Editora Ática. Devia ter uns 9 ou 10 anos quando ganhei os quatro primeiros volumes de minha amada tia Diolinda, e devorei as crônicas desses quatro grandes escritores, que desde então se tornaram ídolos e símbolos da magia da escrita para mim: Carlos Drummond de Andrade, Paulo Mendes Campos, Rubem Braga e Fernando Sabino.

Do Fernando Sabino li vários outros livros de lá para cá, sempre admirando sua simples elegância. Por isso fiquei feliz pela oportunidade de ler “A Nudez da Verdade”, mesmo sabendo que este livro é uma expansão da ideia original contida em “O Homem Nu”. Incrível como uma história aparentemente tão simples, de poucas páginas, gerou uma trilogia de novelas e até um filme (https://youtu.be/lG-_BSONkEs)!


Gostei muito dessa “versão estendida”, que apresenta subtramas e reviravoltas com a habitual perícia mineira de Fernando Sabino. É que além da cômica situação de um cara pelado correndo pelas ruas da grande cidade, existe o espanto de constatar que, privado de suas roupas, o homem perde também a dignidade e até a condição humana. E também a reflexão: “debaixo da roupa, estamos todos nus”.

Roda Viva com Fernando Sabino



\\\***///



ESCRITORES PERGUNTAM, ESCRITORES RESPONDEM
Escrever para quê? 
Doze escritores dos mais diversos estilos e tendências, cada um de seu canto do Brasil, reunidos para trocar ideias sobre a arte e o ofício de escrever. O resultado é este livro: um bate-papo divertido e muito sério, que instiga o leitor a participar ativamente da reflexão coletiva, investigando junto com os autores os bastidores da literatura moderna. Uma obra única e atual, recomendada a todos os que amam o mundo dos livros.
Disponível no link abaixo, leia e compartilhe:
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5890058
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...