domingo, 19 de agosto de 2018

É FÁCIL MATAR – Agatha Christie



Esse é certamente um dos títulos mais impactantes de Agatha: “MURDER IS EASY”.

Pena que a história em si não esteja à altura. Tanto que li agora pela segunda ou terceira vez sem ter o menor reconhecimento da trama.

Certamente não é um dos livros mais inspirados de Agatha. O que não impede uma leitura proveitosa e repleta de aprendizado. Comparando a trama de “É Fácil Matar” com a de alguns clássicos da Rainha, ficam evidentes alguns pontos fracos, que certamente contribuíram para essa história não ser tão boa.

É sempre complicado comentar a trama de um romance policial, pelo risco do spoiler. Por isso vou me limitar a falar de forma superficial sobre o que aprendi relendo esse livro:

* Explicação psicológica para os crimes: ou melhor dizendo, “não explica que complica”. Para exemplificar, um de meus filmes favoritos de todos os tempos é “Psicose” do Hitchcock, mas sempre achei que o filme ficaria melhor sem aqueles minutos finais com a explicação dos crimes. Não é à toa que um dos maiores vilões da literatura, o Iago de “Othelo” (Shakespeare), recusa-se a dar qualquer explicação para seus malfeitos.

* Romance misturado com mistério de assassinato dificilmente dá liga em histórias de Agatha.

* A antecipação do clímax, com a revelação do mistério um pouco antes que o costumeiro, também não funcionou bem. Agatha Christie não é um clássico à toa. E a desvantagem de ser um clássico é a grande inércia a inovações.

De todo modo, aprendi e me diverti com mais essa leitura de um livro da Rainha!




\\\***///

O SINCRONICÍDIO – Fabio Shiva
 “E foi assim que descobri que a inocência é como a esperança. Sempre resta um pouco mais para se perder.”
Haverá um desígnio oculto por trás da horrenda série de assassinatos que abala a cidade de Rio Santo? Apenas um homem em toda a força policial poderia reconhecer as conexões entre os diversos crimes e elucidar o mistério do Sincronicídio. Por esse motivo é que o inspetor Alberto Teixeira, da Delegacia de Homicídios, está marcado para morrer.
“Era para sermos centelhas divinas. Mas escolhemos abraçar a escuridão.”
Suspense, erotismo e filosofia em uma trama instigante que desafia o leitor a cada passo. Uma história contada de forma extremamente inovadora, como um Passeio do Cavalo (clássico problema de xadrez) pelos 64 hexagramas do I Ching, o Livro das Mutações. Um romance de muitas possibilidades.
Leia e descubra porque O Sincronicídio não para de surpreender o leitor.
 
Livro físico:
http://caligoeditora.com/?page_id=98
 
eBook:
https://www.amazon.com.br/dp/B07CBJ9LLX?qid=1522951627&sr=1-1&ref=sr_1_1


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...