quinta-feira, 1 de novembro de 2018

A INCRÍVEL HISTÓRIA DE ZÉ, O GATO PRETO DA SORTE – Tiago Oliveira




Conheci o poeta Tiago Oliveira Nascimento quando trabalhamos juntos no projeto Pelourinho Dia e Noite, declamando poemas nos bares, praças e becos do Pelourinho. Foi uma grande influência para mim. Com ele aprendi o valor da poesia simples e fácil, feita para ser declamada, com ritmo e rima acalentando ideias de transformação positiva do mundo. O que possibilitou a percepção de que Castro Alves (meu ídolo maior), além de ser uma pena inspirada pelo amor à liberdade, foi também uma poderosa voz a serviço do povo. E que essa deve ser a ambição mais alta do Poeta!

Certo dia voltamos juntos do Pelourinho, quando Tiago generosamente respondeu à minha pergunta: “Por que todos lhe chamam de Gato Preto?” contando a história desse livro e de como ele acabou traçando os rumos da vida de seu autor.

Tempos depois, que alegre surpresa encontrar um exemplar desse livro na estante do P.U.L.A. (Passe Um Livro Adiante)! Claro que peguei, li e passei adiante, com muita alegria!

Gratidão, querido Tiago Gato Preto! Que sua linda Poesia continue nos inspirando!





\\\***///

Imagine um jogo que ensina as crianças a rimar e fazer Poesia!
Disponível gratuitamente no link abaixo:

O jogo POESIA DE BOTÃO faz parte do projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Verlidelas Editora, Caligo Editora, Suporte Informática e AG1. O propósito do jogo é convidar as crianças a vivenciar o universo da Poesia de forma lúdica e atrativa, como uma “brincadeira de montar versos”. POESIA DE BOTÃO é especialmente indicado para crianças já alfabetizadas, mas nada impede que adultos possam brincar também e se beneficiar com o jogo.

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...