sábado, 15 de dezembro de 2018

QUEBRA DE CONFIANÇA – Harlan Coben



Enquanto lia esse livro, a metáfora que pulou à minha mente foi o glutamato monossódico. Tal assombrosa substância é muito usada por nossa indústria alimentícia (saturando knorrs, sazons e ajinomotos da vida, além de todo tipo de coisas comestíveis). O glutamato monossódico é assombroso por dois motivos:
1) Ilude o cérebro, fazendo-o acreditar que o alimento ingerido é saboroso.
2) Mata alguns neurônios a cada vez que é ingerido.

Se precisássemos de um exemplo escandaloso do quanto nossa sociedade está enferma e insana, meu voto iria para o glutamato monossódico. Desde que tomei consciência dessa aberração de nossos tempos, parei de ingerir o tal veneno. Se por algum acidente engulo um bocado na casa de alguém ou em algum restaurante, já não sinto mais o sabor do tempero, nem da comida. Apenas a enjoativa toxina do glutamato monossódico.

A moral da história é óbvia: uma vez desmascarada, a mentira perde o poder de enganar. E o mesmo se dá em livros como esses do Harlan Coben, aparentemente escritos com o único propósito de ganhar dinheiro. Uma vez que a receita do bolo industrial é identificada, todo o sabor vai embora.

Aqui, no primeiro livro da série de Myron Bolitar, agente esportivo e detetive nas horas vagas, a fórmula é um pouco diferente da normalmente seguida nos livros de Coben. Mas não deixa de ser fórmula.

Certamente haverá quem goste. Afinal, Harlan Coben é autor de inúmeros best-sellers. Quanto a mim, só não considerei essa leitura uma total perda de tempo devido às seguintes reflexões. Em primeiro lugar, me espantei como sempre com a constatação de que existe mesmo gente que se dedica a escrever tendo como principal (se não único) objetivo ganhar dinheiro. Mas então pensei: por que será que as pessoas que compram livros geralmente preferem comprar justamente os que são escritos só  para serem vendidos?




\\\***///
Imagine um jogo que ensina as crianças a rimar e fazer Poesia!
Disponível gratuitamente no link abaixo:

O jogo POESIA DE BOTÃO faz parte do projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Verlidelas Editora, Caligo Editora, Suporte Informática e AG1. O propósito do jogo é convidar as crianças a vivenciar o universo da Poesia de forma lúdica e atrativa, como uma “brincadeira de montar versos”. POESIA DE BOTÃO é especialmente indicado para crianças já alfabetizadas, mas nada impede que adultos possam brincar também e se beneficiar com o jogo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...