sábado, 16 de fevereiro de 2019

TERRAS DO SEM FIM – Jorge Amado



Uma obra esplêndida! Certamente um dos melhores livros escritos por Jorge Amado, o que de cara coloca “Terras do Sem Fim” entre as mais preciosas joias da Literatura Brasileira!

O próprio Jorge declarou a respeito desta obra-prima:

"Nenhum outro dos meus livros é tão querido para mim como Terras do Sem Fim, nele também se encontram as minhas raízes... É a partir do sangue com o qual eu fui criado, que contém o tiroteio que ressoou durante a minha primeira infância."

Aqui o autor objetivou fundar uma distinta "literatura brasileira do cacau". A estrutura do romance é soberba! Não há protagonistas, mas núcleos de personagens que gravitam ao redor dos dois grandes adversários que disputam a posse da terra: os Badarós, de um lado, e o coronel Horácio do outro. Cada personagem contribui com seu próprio mundo simbólico na construção de uma trama magistral, que alcança lindamente a mais alta aspiração de um romance, que é “expressar a vida em sua totalidade”.

O escritor em mim ficou novamente maravilhado pela potência narrativa de Jorge, deleitando-se com ricos aprendizados sobre a arte da escrita, enquanto o leitor em mim se esbaldava com uma história que prendeu sua atenção do início ao fim, tal como o visgo do cacau.

Um dos finos “truques” narrativos que pude apreciar nesta obra é o recurso de criar no leitor a expectativa de um determinado desenlace, pelo acúmulo de sugestões em tensão progressiva, para então oferecer um final totalmente diferente e inesperado, contudo extremamente satisfatório, do ponto de vista dramático e poético. Jorge Amado é um dos raros autores que conta uma história tão pulsante que é como se ele estivesse narrando a própria vida.

Ao dar uma pesquisada na Internet, descobri que “Terras do Sem Fim” foi adaptada para uma novela televisiva da Rede Globo (https://youtu.be/6CrFbKX2le0), que foi ao ar entre 1981 e 1982. Isso explicou o porquê de eu achar tão familiares nomes como Juca Badaró e Don’Ana.


Salve Jorge! E salve nossa Literatura!



\\\***///



Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!

“Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras.
A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem.
Há pessoas normais em nossa cidade também. É claro.
Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.”

Compre agora “Favela Gótica”, segundo romance de Fabio Shiva:


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...