domingo, 14 de abril de 2019

QUARUP – Antonio Callado



Assombroso e espetacular! Certamente um dos melhores livros que já li na vida. Aqui a meta mais alta da Literatura se expressa em toda a sua grandiosa beleza: reproduzir a vida em sua totalidade.

Um livro de muitas camadas, de múltiplos contextos e possibilidades de interpretação. Ao longo das 500 páginas de apaixonada leitura, fui enxergando primeiro o romance de ideias, no melhor estilo de Aldous Huxley em “Contraponto”, depois o Bildungsroman, romance de formação, cujo exemplo mais célebre é “A Montanha Mágica” de Thomas Mann. Mas então comecei a captar ecos de aspirações espirituais mais altas, como as que encontramos nos livros de Hermann Hesse ou mesmo de Khalil Gibran, mas com uma feição muito própria, toda sua, algo que só me ocorreu chamar de “Evangelho do Brasil segundo Antonio Callado”.

E isso tudo em meio a uma história repleta de reviravoltas, com muita aventura, heroísmo, romance e sexo, em meio a um agitado pano de fundo histórico que vai dos dias finais do governo Getúlio Vargas (1954) até os tenebrosos primeiros dias do golpe militar de 1964. O livro é recheado de personagens marcantes, com destaque para o protagonista Nando, que é de uma complexidade como só se vê na vida real, e que aos poucos vai, lindamente, se tornando simples e claro aos olhos do leitor (que souber ler). “Quarup” é isso tudo e muito mais!

Ao mesmo tempo em que experimentei um profundo êxtase ao ler esse livro, fui também acometido de uma agonia que chegou às raias do desespero, ao perceber o quanto obras de tal magnitude estão já fora do alcance da maioria dos leitores contemporâneos. A decadência da Literatura e das Artes como um todo é tanto triste causa quanto inevitável consequência de tantas insanidades que temos testemunhado no Brasil e no mundo. Uma única esperança alivia meu peito: quando as Artes decaem, o fim da civilização é certo. O novo se aproxima.




\\\***///



Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!

“Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras.
A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem.
Há pessoas normais em nossa cidade também. É claro.
Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.”



Compre agora “Favela Gótica”, segundo romance de Fabio Shiva:


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...