sábado, 25 de maio de 2019

HISTORIAS DE CRONOPIOS Y DE FAMAS – Julio Cortázar



Li esse pequeno grande livro imediatamente após as apaixonantes “Aulas de Literatura” de Julio Cortázar. Aqui temos belos exemplos da Literatura Fantástica, tal como compreendida e praticada pelo autor (inquestionavelmente um mestre no estilo), muitos dos quais foram lidos e comentados em suas aulas.

Na concepção de Cortázar, o fantástico nada mais é que a realidade, quando percebida por uma consciência expandida. Essa chave é fundamental para abrir as portas de seu rico universo simbólico, vivenciando uma deliciosa e lírica aventura.

O livro é composto de narrativas curtas, a maioria de apenas uma ou duas páginas, que estão agrupadas em quatro seções:

1) MANUAL DE INSTRUÇÕES: aqui o autor desafia, com muita sutileza e bom humor, nossas noções de normalidade, ao elaborar meticulosas instruções para atos tão banais quanto “chorar”, “subir uma escada” ou “dar corda no relógio”.

2) OCUPAÇÕES RARAS: avançando na proposta, Cortázar apresenta historietas hilariantes onde o absurdo das situações nos ajuda a perceber o quanto o que consideramos normal é socialmente construído. Gostei especialmente de “Conduta nos velórios”, que narra as aventuras de uma família cuja principal ocupação é invadir velórios de desconhecidos e, de forma gradual e inexorável, conquistar todos os papéis de destaque, reservados para os familiares e íntimos do falecido.

3) MATERIAL PLÁSTICO: ainda um passo além, com verdadeiras pérolas do conto fantástico como “Possibilidades da abstração” e “Fim do mundo do fim”, que narra um apocalipse causado por escritores que não param de escrever e soterram o mundo com papel. É possível sentir que nossa percepção de realidade vai se expandindo ao ler essas histórias.

4) HISTÓRIAS DE CRONÓPIOS E DE FAMAS: a chave de ouro, com pequenas narrativas que conseguem ser ao mesmo tempo enternecedoras e muito engraçadas. Ao fim da leitura, é muito grande a tentação de classificar as pessoas que conhecemos em cronópios, famas e esperanças.


Em resumo: uma obra genial! Sou muito grato ao Universo pela oportunidade de ter lido esse livro no original em espanhol (graças ao P.U.L.A. – Passe Um Livro Adiante), que me possibilitou travar contato direto com a saborosa linguagem de mestre Júlio Cortázar.

Entrevista do autor falando sobre a obra:



\\\***///


Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!

“Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras.
A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem.
Há pessoas normais em nossa cidade também. É claro.
Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.”

Compre agora “Favela Gótica”, segundo romance de Fabio Shiva:


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...