sábado, 11 de maio de 2019

LIMITE ZERO – Joe Vitale & Ihaleakala Hew Len



Tomei conhecimento do mantra Ho'oponopono por volta de 2006, a partir da incrível história do médico havaiano que curou toda uma ala de criminosos insanos em uma instituição psiquiátrica simplesmente repetindo inúmeras vezes essas quatro frases:

“Sinto muito
Me perdoe
Eu te amo
Sou grato”

O princípio por detrás dessa cura foi que o médico havaiano assumiu total responsabilidade pela doença dos detentos, uma vez que isso chegou à consciência dele. Esse pressuposto foi expresso de muitas maneiras em diferentes tradições espirituais, sendo a que melhor resumiu, em minha opinião, foi a sabedoria simples do preto velho Vovô Pedro: “Se você vê, tem a ver”.

Pois então. Algo em mim reconheceu intuitivamente o valor desses ensinamentos, por mais estranhos que pudessem parecer. Decidi por em prática, recitando o mantra Ho'oponopono para lidar com situações e pessoas que estavam me desafiando emocionalmente. E os resultados superaram completamente as minhas maiores expectativas! Posso dizer, por experiência própria, que vi milagres ocorrerem em minha vida, graças ao Ho'oponopono.

De lá para cá venho recitando o mantra sempre que necessário e recomendando seu uso aos amigos. Mais recentemente descobri esse link para a oração original Ho'oponopono, que considero um verdadeiro tesouro:


Certamente não foi por acaso, portanto, que minha mãe ficou tão impactada por esse livro “Limite Zero”, que o enviou para que eu lesse – antes mesmo que ela própria terminasse a leitura! Confesso que se não fosse por essa expressa determinação de Mainha, o mais provável é que eu nunca teria chegado a ler esse livro, que segue explicitamente a fórmula do “livro de autoajuda norte-americano”, que me interessa muito pouco. Contudo, agora que findei a leitura, mesmo discordando do modo de apresentação das ideias, reconheço feliz os ensinamentos que recebi. Eu te amo, Mami. Sou grato!

Acontece que Joe Vitale foi a pessoa que escreveu o artigo sobre o médico havaiano, artigo esse que viralizou na Internet e tornou o Ho'oponopono conhecido mundialmente. E o doutor Hew Len, que assina o livro junto com Vitale, é ninguém menos que o tal do médico havaiano que curou seus pacientes sem sequer conversar com eles! Então, essa dupla está mais que qualificada para apresentar o sistema Ho'oponopono em forma de livro.


Resumindo muitíssimo minhas impressões da leitura:

* Ninguém sabe ao certo como funciona o Ho'oponopono, inclusive os autores do livro, que admitem isso abertamente. Um dos princípios norteadores do Ho'oponopono é que simplesmente não temos a menor ideia do que acontece ao nosso redor: a cada momento, temos consciência de 15 a 20 acontecimentos internos e externos, enquanto acontecem milhões deles dentro e fora de nós.

* Sabe-se apenas que o Ho'oponopono é um antigo sistema havaiano de solução de problemas, ancorado na ancestralidade e, ao meu ver, em sintonia com verdades espirituais muito profundas, sendo a principal delas a de que “eu sou responsável por tudo o que acontece comigo, a todo instante”.

* Ho'oponopono é principalmente um método de limpeza emocional, de purificação de memórias e sentimentos negativos. Um dos maiores ganhos que tive com essa leitura foi realizar introspecção e descobrir o quanto a minha mente é poluída por pensamentos negativos! Creio que isso não acontece apenas comigo: experimente ficar por alguns instantes simplesmente observando os pensamentos que passam por sua mente. Acredito que você se surpreenderá com a quantidade deles que você não se atreveria a expressar em voz alta!

* Perceber a mente como poluída é um passo na libertação da identificação do eu com a mente, e dois ou três passos na libertação da identificação do eu com o corpo. Realizar práticas de purificação da mente, como o Ho'oponopono ou a meditação, são passos para identificar o eu com a alma. Assim seja!


“A paz começa comigo.”
Morrnah Nalamaku Simeona (criadora do Ho'oponopono de Identidade Própria)





\\\***///

MANIFESTO – Mensageiros do Vento
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590

Um experimento literário realizado com muita autenticidade e ousadia. A ideia é apresentar um diálogo contínuo, não de diversos personagens entre si, mas entre as diversas vozes de um coral e o leitor. Seguir a pista do fluxo da consciência e levá-la a um surpreendente ritmo da consciência. A meta desse livro é gerar ondas, movimento e transformação na cabeça do leitor. Clarice Lispector, Ferreira Gullar, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros, são grandes influências. Por demonstrarem que a literatura pode ser vista como uma caixa fechada, e que um dos papéis mais essenciais do escritor é, de dentro da caixa, testar os limites das paredes... Agora imagine esse livro escrito por uma banda de rock! É o que encontramos no livro MANIFESTO – Mensageiros do Vento, disponível aqui. Leia e descubra por si mesmo!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...