sexta-feira, 20 de setembro de 2019

ECOS HUMANOS – Ciberpajé e Eder Santos



Dá gosto de ver uma Graphic Novel tão primorosa sendo feita no Brasil! O roteiro é do querido artista multimídia Ciberpajé Edgar Franco e os desenhos são do talentoso e inspirado Eder Santos.


O que de imediato chama a atenção nessa belíssima história em quadrinhos, além da qualidade dos desenhos, é que não há uma única palavra de texto. Toda a narrativa é visual, profundamente simbólica e metafórica. A tal ponto que eu considero a obra, que desafia rotulações, como um tocante poema gráfico.


Outro fator que me marcou nessa leitura é o quanto a história se abre para uma diversidade de interpretações, sempre preferindo sugerir a afirmar. Ciberpajé consegue a proeza de aliar sutileza e provocação em sua narrativa, construindo uma trama que ao mesmo tempo nos emociona por sua delicadeza e nos instiga pelos questionamentos que proporciona. E o traço elegante de Eder Santos é o veículo mais que adequado para transmitir esse vigoroso lirismo visual.

E viva a nossa Arte Brasileira!



\\\***///

MANIFESTO – Mensageiros do Vento
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590

Um experimento literário realizado com muita autenticidade e ousadia. A ideia é apresentar um diálogo contínuo, não de diversos personagens entre si, mas entre as diversas vozes de um coral e o leitor. Seguir a pista do fluxo da consciência e levá-la a um surpreendente ritmo da consciência. A meta desse livro é gerar ondas, movimento e transformação na cabeça do leitor. Clarice Lispector, Ferreira Gullar, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros, são grandes influências. Por demonstrarem que a literatura pode ser vista como uma caixa fechada, e que um dos papéis mais essenciais do escritor é, de dentro da caixa, testar os limites das paredes... Agora imagine esse livro escrito por uma banda de rock! É o que encontramos no livro MANIFESTO – Mensageiros do Vento, disponível aqui. Leia e descubra por si mesmo!
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...