domingo, 15 de setembro de 2019

STUPID WHITE MEN – Uma Nação de Idiotas – Michael Moore



Foi uma surpresa irresistível encontrar um exemplar desse livro, no original em inglês ainda por cima, na Mansão dos Livros de Itapuã. Levei e comecei a ler no mesmo dia.

Desde que assisti ao impactante documentário “Tiros em Columbine”, sou fã da inteligência ágil, do humor ferino, da impressionante capacidade de pesquisa e da imensa cara-de-pau de Roger Moore. Aliás, se você defende a posse de armas pela população, desafio você a assistir esse filme e continuar com a mesma opinião. Está disponível no YouTube: https://youtu.be/X5QwnQUqZeA


Sobre o livro: dei risada em alguns trechos, fiquei chocado em outros, senti muita raiva e até fiquei deprimido durante essa leitura. Publicado em 2001, o foco do texto é sobre os Estados Unidos durante os primeiros meses do governo de George W. Bush, ou seja, antes do “atentado” de 11 de setembro. Apesar desse recorte bem limitado, e da prosa hilariante de Moore, o livro oferece um nauseante passeio pela podridão generalizada de nossa Civilização Ocidental. O “vírus da estupidez branca”, tão vividamente descrito pelo autor, não atinge exclusivamente caucasianos do sexo masculino. É uma epidemia planetária que, lamento dizer, tem atingido de modo muito severo o nosso Brasil tão gloriosamente mestiço.

Terminei a leitura ainda mais convencido de como são ultrapassadas e inúteis as discussões sobre “esquerda” e “direita”. Tanto o capitalismo quanto o comunismo são ideias do milênio passado, que na prática se tornaram apenas variações da mesma e velha dominação e exploração do homem pelo homem e de desprezo por nosso planeta. Essas ideias caquéticas precisam ser urgentemente descartadas e substituídas por novas propostas. Tenho plena convicção de que podemos fazer melhor do que fizemos até aqui. Ainda há tempo. Mas precisamos nos apressar.




\\\***///



Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!

“Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras.
A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem.
Há pessoas normais em nossa cidade também. É claro.
Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.”

Compre agora “Favela Gótica”, segundo romance de Fabio Shiva:



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...