sexta-feira, 13 de setembro de 2019

O NARIZ DO GENERAL – May Shuravel



Fui imediatamente atraído por esse livro ao encontrá-lo na Mansão dos Livros, belo projeto do querido amigo professor Carlinhos Santana. Contudo imaginei uma obra totalmente diferente, a julgar pelo título e pela capa: um libelo contra as mentiras que recentemente têm circulado nas redes sociais, negando os crimes cometidos durante a ditadura militar no Brasil.

Nada poderia estar mais distante do que encontrei ao ler “O Nariz do General”, uma singela e divertida narrativa infantojuvenil sobre uma cidadezinha que não tinha nada de belo, até que um dia aparece do nada uma bela estátua de um general, esculpida em mármore. A vida social da cidade passa a girar ao redor dessa estátua, até que acontece a tragédia: durante uma tempestade, o nariz da estátua é quebrado. O que se poderia fazer?

Enquanto a história segue, com um inspirador exemplo de superação, há uma narrativa paralela, que para mim foi a delícia maior dessa leitura: no começo de cada capítulo são apresentadas as cartas trocadas entre a autora May Shuravel e o ilustrador Yam, com grande senso de humor, até porque logo fica evidente que se trata da mesma pessoa (Yam é May ao contrário). Muito criativo e divertido!

\\\***///

Imagine um jogo que ensina as crianças a rimar e fazer Poesia!
Disponível gratuitamente no link abaixo:

O jogo POESIA DE BOTÃO faz parte do projeto selecionado pelo Edital Arte Todo Dia – Ano IV, da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador), com apoio de Athelier PHNX, Verlidelas Editora, Caligo Editora, Suporte Informática e AG1. O propósito do jogo é convidar as crianças a vivenciar o universo da Poesia de forma lúdica e atrativa, como uma “brincadeira de montar versos”. POESIA DE BOTÃO é especialmente indicado para crianças já alfabetizadas, mas nada impede que adultos possam brincar também e se beneficiar com o jogo.



4 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...