sábado, 26 de outubro de 2019

UM GENERAL NA BIBLIOTECA – Italo Calvino



Espetacular coletânea de contos do grande  Italo Calvino, que concilia lindamente Diversão e Arte. Muitos dos contos poderiam ser considerados como fantásticos, estilo que cada vez aprecio mais. Gostei especialmente de “Consciência”, que demonstra brilhantemente a absurda estupidez da guerra, e do conto-título, uma esplendida metáfora sobre a burrice da censura. Só por esses dois contos, já dá para se ver o quanto Italo Calvino continua incômodo e atual.

Achei um detalhe curioso a edição brasileira ter mudado o conto que dá o título da obra. No original italiano o título foi “Prima che tu dica ‘Pronto’ (“Antes que você diga ‘Alô’”).

Melhor deixar o próprio autor exemplificar a força poética de sua prosa:

“(...) o amor, é isso o amor de um pelo outro, desejo mútuo de arranhões e mordidas, socos também, nas costas, depois um beijo exausto: o amor.”

“Assim é: as mulheres só tiveram informações falsas sobre o amor. Muitas informações diferentes, todas falsas. E experiências inexatas. No entanto, sempre confiantes nas informações, não nas experiências. Por isso têm tantas coisas falsas na cabeça.”

“– Sabe – disse Mariamirella –, talvez eu tenha medo de você. Mas não sei onde me refugiar. O horizonte é deserto, só tem você. Você é o urso e a gruta. Por isso estou agora enroscada em seus braços, para que você me proteja do medo de você.”

“Acho que o temperamento das pessoas também depende do banheiro em que são obrigadas a se trancar diariamente.”

Em cada texto há sempre um ponto do qual nos arrependemos, ou por medo de sermos mal entendidos, ou por vergonha.

“A autoridade sobre os outros é uma coisa que só existe junto com o direito que os outros têm de fazer você subir num palanque para ser morto, um dia não muito distante... Que autoridade teria um chefe se não vivesse certado por essa expectativa?”

“(...) quem faz o mal é sempre levado a exagerar (...)”




\\\***///



A IMAGEM DA MORTE EM LIVRO E MÚSICA INÉDITA
Um livro contando a história do Imago Mortis motivou a reunião da formação original da banda, que gravou uma nova música após vinte anos de separação. “DIÁRIO DE UM IMAGO: contos e causos de uma banda underground”, de Fabio Shiva, apresenta a banda de heavy metal Imago Mortis sob uma ótica inusitada, com direito a muitas situações bizarras e episódios hilariantes.
O livro, que não se restringe aos fãs de rock pesado, faz também um apanhado das intensas transformações tecnológicas e sociais ocorridas no mundo ao longo das últimas duas décadas. Recentemente lançado na Amazon, “DIÁRIO DE UM IMAGO” está concorrendo ao Prêmio Kindle. Confira no link:


O autor, Fabio Shiva (baixo), foi um dos fundadores da banda na década de 1990. Para ajudá-lo a desencavar as histórias mais engraçadas da banda, os antigos membros Fabrício Barretto (guitarra), Alex Guimarães (teclados), Flavio Duarte (bateria) e Tufi Sami (vocais) se reuniram em um grupo no WhatsApp, junto com a manager Janna Souza e com o atual vocalista do Imago, Alex Voorhees.
O que ninguém esperava foi que desse encontro saísse uma nova música do Imago Mortis, gravada com cada músico em seu canto: Fabrício e Fabio na Bahia, Tufi e Duarte no Rio de Janeiro, Alex Voorhees no Rio Grande do Sul e Alex Guimarães no Caribe. Um exemplo mais do que adequado para as mudanças mencionadas no livro, que começa contando as aventuras da banda para gravar uma fita cassete.
A música, “O Mistério da Vida”, pode ser conferida no link:




2 comentários:

  1. Muito interessante postagem!! Amei. Parabéns e obrigada pela partilha!

    -
    O Tempo caminha sozinho...
    .
    Blogue dos meus tesouros:- https://imagensquedispensampalavras.blogspot.com/
    Beijos. Bom Domingo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...