segunda-feira, 30 de dezembro de 2019

O NEGOCIADOR – Frederick Forsyth



Suspense político publicado em 1989, que tem como pano de fundo histórico a Glasnost e a Perestroika de Gorbachev, junto com o elemento ficcional de um grande acordo de desarmamento sendo negociado entre a União Soviética e os Estados Unidos. Achou o tema datado e ultrapassado? Então veja como a trama continua:

Para impedir a assinatura do acordo, que diminuiria seus lucros com a indústria de armamentos e também seu poderio político, um grupo de mangangões decide forjar um crime hediondo e botar a culpa nos comunistas, a partir de uma intensa campanha de desinformação (o termo Fake News ainda não estava em voga na época). A meta final do plano é derrubar o (fictício) presidente norte-americano John Cormack e colocar no lugar dele algum fantoche favorável à indústria de armas.

Felizmente para a ficção, existe o intrépido Mr. Quinn, o Negociador, para desbaratar essa maléfica trama. Forsyth é um competente contador de histórias, com recursos variados que ajudam a manter a história em constante suspense. Um detalhe interessante é a frieza e aparente indiferença com que ele expõe as ideias monstruosas de seus vilões, deixando para o leitor o papel de se escandalizar com tanta maldade e ambição.

O autor é muito realista ao retratar a torpeza e malvadez dos poderosos. Infelizmente para nós, a parte mais ficcional de sua trama ficou mesmo com a figura do herói...


\\\***///



Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!

“Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras.
A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem.
Há pessoas normais em nossa cidade também. É claro.
Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.”


Compre agora “Favela Gótica”, segundo romance de Fabio Shiva:


2 comentários:

  1. -
    Passando para vos agradecer todas as visitas na minha ausência, e pelo vosso carinho... Continuação de um feliz Ano de 2020. Com todas as festas fiquei/ficámos gripados
    -
    Ano novo, novo ciclo de vida.
    Beijo. Boa noite.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...