sábado, 8 de fevereiro de 2020

KARIRI XOCÓ: Contos Indígenas Volume 2 – Denízia Cruz




Belo relato de contos dos Kariri Xocó, que mescla lendas, origens e modos de fazer desse grande povo indígena, com quem certa vez tive o privilégio de vivenciar uma inesquecível dança ao redor do fogo, além de assistir a belíssimas apresentações musicais de seu mais conhecido representante, o querido Wakay (https://www.facebook.com/caminhodetodos/).

O texto é ricamente ilustrado por Caco Bressane, com expressivos desenhos que me evocaram o clássico Tintim, de Hergé. No início da leitura experimentei um pouco de estranhamento com o modo da autora articular suas frases. Então, ao descobrir que Denízia Cruz é também uma Kariri Xocó, esse estranhamento inicial só fez agregar mais encanto à leitura, em apreciação ao esforço da autora de trazer para a imperialista língua portuguesa as sutis percepções do homem integrado à Natureza que marcam a visão indígena do mundo.


Nos tempos desafiadores em que vivemos, quando aqueles que consideram a si mesmos “cidadãos de bem” acham que podem e devem invadir territórios indígenas com garimpo, fazer pesca esportiva em reservas ambientais e desmatar a Amazônia para criar gado, nada mais urgente que ouvir a voz de advertência dos primeiros e legítimos brasileiros:

“Filho, o mundo está doente, os povos precisam de ajuda na esperança de viver uma vida saudável. Estão matando rios, lagos, lagoas, oceanos e tudo aquilo que é sagrado pelos povos da floresta, os guardiões dos segredos ancestrais. O preço que os povos hoje estão pagando para ter saúde e moradia é consequência do homem sem alma.”

Acompanha o livro um lindo CD de canções indígenas.



\\\***///

MANIFESTO – Mensageiros do Vento
http://www.recantodasletras.com.br/e-livros/5823590

Um experimento literário realizado com muita autenticidade e ousadia. A ideia é apresentar um diálogo contínuo, não de diversos personagens entre si, mas entre as diversas vozes de um coral e o leitor. Seguir a pista do fluxo da consciência e levá-la a um surpreendente ritmo da consciência. A meta desse livro é gerar ondas, movimento e transformação na cabeça do leitor. Clarice Lispector, Ferreira Gullar, James Joyce e Virginia Woolf, entre outros, são grandes influências. Por demonstrarem que a literatura pode ser vista como uma caixa fechada, e que um dos papéis mais essenciais do escritor é, de dentro da caixa, testar os limites das paredes... Agora imagine esse livro escrito por uma banda de rock! É o que encontramos no livro MANIFESTO – Mensageiros do Vento, disponível aqui. Leia e descubra por si mesmo!


2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...