sexta-feira, 3 de abril de 2020

GUERRA 1939-1945 – Julius Ckvalheiyro



Fui atraído para essa leitura pela percepção de que estamos hoje, de fato, vivendo uma nova Guerra Mundial, travada entre a humanidade e a pandemia do Coronavírus. A Graphic Novel do paulistano Julius Ckvalheiyro é baseada em extenso trabalho de pesquisa e alterna textos com resumos sobre a progressão da II Grande Guerra, ano a ano, e sete narrativas de cunho pessoal, ilustradas com sombrio realismo.


Uma das informações que mais me surpreendeu foi a de que o Japão enviou um pedido de rendição a Stalin em agosto de 1945, dias antes do lançamento da bomba atômica sobre Hiroshima. Contudo a rendição dos japoneses à Rússia não interessava aos Estados Unidos. Isso dá margem a grandes reflexões...

No texto de conclusão da obra, outras informações nos convidam a pensar:

“A Primeira Guerra Mundial teve um custo total de mais de 200 bilhões de dólares, enquanto as despesas da Segunda Guerra atingiram absurdos 1,5 trilhão de dólares. Essa cifra, se investida em ações de infraestrutura, obras de saneamento e alimentos, teria certamente erradicado por completo a fome, a pobreza e as desigualdades sociais de todos os países.”

Pela perspectiva espiritual, cada guerra traz uma dolorosa oportunidade de aprendizado e evolução. Se o homem não aprende, novas lições se fazem necessárias.

Tenho fé de que não precisaremos passar por uma Quarta Guerra...



\\\***///


Qual é o seu tipo de monstro? Faça o teste e descubra!

“Em nossa cidade habitam monstros, como em todas as outras.
A diferença é que aqui ninguém finge que eles não existem.
Há pessoas normais em nossa cidade também. É claro.
Ser normal é só a maneira mais ordinária de ser monstruoso.”

Compre agora “Favela Gótica”, segundo romance de Fabio Shiva:

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...