quinta-feira, 12 de novembro de 2020

CURA POÉTICA – Fabio Shiva e Sergio Carmach

 


Estávamos em maio de 2020, vivenciando o pânico e as incertezas dos primeiros meses da pandemia do Covid-19 no Brasil, quando fui convidado pelo querido amigo Sergio Carmach, editor da Verlidelas, para organizar junto com ele uma antologia intitulada “Cura Poética”. Ele me explicou rapidamente a proposta da obra, terceiro volume da série “delirium liricus”, que divide os poemas em três categorias: os “Remédios”, que são poesias mais otimistas, os “Venenos”, que são carregados de pessimismo, e os “Placebos”, cuja função principal é divertir e encantar.

Agarrei-me ao convite de Sergio como a uma verdadeira tábua de salvação em meio a um mar de tormentas. Essa possibilidade de uma “Cura Poética” para os terrores e angústias da pandemia acendeu um farol de esperanças em meu peito. Percebi o quanto eu já praticava de modo intuitivo e quase inconsciente essa terapia de Poesia, pois nos últimos tempos havia adquirido o hábito de extravasar em forma de poema as justas indignações que as notícias de nosso Brasil vinham me causando. E foi então que vislumbrei o êxtase que seria ter em um único livro a verve somada de vários poetas, todos unidos no mesmo e luminoso propósito: a “Cura Poética”!

E o resto, como se diz, é história. O livro ficou pronto, e está que é uma belezura só, com nada menos que 18 “remédios”, 45 “venenos” e 56 “placebos”, totalizando nada menos que 119 poemas de 47 poetas dos mais diversos recantos do Brasil. Um detalhe muito interessante foi que a Verlidelas Editora estabeleceu, junto com a seleção para a antologia, um concurso de poemas destinado a premiar o vencedor com a publicação de seu livro solo de poesia, com todos os custos bancados pela editora. Para a difícil tarefa de escolher os cinco poemas finalistas, foram convocados os escritores Adão Cunha, Alessandro Diniz, Márcio J. S. Lima, Maria Elisa S. Ribeiro e Tiago Oliveira. Cada um dos finalistas enviou seu livro de poemas para a Verlidelas, que aclamou João Fernando Gouveia como campeão do certame. Parabéns e gratidão não apenas ao primeiro colocado, mas a todos os poetas participantes dessa linda obra, que certamente ajuda a tornar o mundo hoje um pouco menos sombrio e mais esperançoso.

Vamos, portanto, celebrar o lançamento da “Cura Poética”! Será um Sarau Virtual com a participação dos poetas da “Cura Poética” e com direito, é claro, a muita Poesia! Convido todos a vivenciarem conosco a live que acontece dia 19 de novembro, a partir das 20h no canal do instagram @prosaepoesiadefabioshiva:

https://www.instagram.com/prosaepoesiadefabioshiva/


É muito maravilhoso perceber como as coisas lindas acabam atraindo outras coisas lindas. Por conta dessa antologia, acabei recebendo o gratificante convite para falar sobre a “Cura Poética” no projeto Horizontes Caórdicos de Silencio Africano, sediado no México e coordenado pela luminosa Karime Barreiro. Imaginem a minha emoção ao falar sobre poesia para nosso Hermanos de Mexico! Minha fala está disponível no YouTube:

https://youtu.be/eHj_v82plCM


Em resumo, aprendi que a Cura Poética pode acontecer em dois níveis: individual e coletivo. O nível individual é o que já comentei, que é a possibilidade de catarse, de expressar através da Poesia emoções aflitivas e, assim, ficar livre delas. Isso, por si só, é um tesouro inestimável, especialmente para os que ainda pensam que a Poesia só serve para fazer melosas declarações de amor. A Poesia expressa o que vai no âmago da alma: pode ser um doce afago, mas também pode ser “uma faca só lâmina” (como brilhantemente definiu João Cabral de Melo Neto). E é nisso que reside muito de seu potencial de Cura Poética.

Já a dimensão coletiva dessa cura envolve a própria essência da Poesia. Pois a Poesia nos permite mergulhar na dimensão simbólica do mundo. E é essa capacidade, de perceber e interpretar o mundo através de símbolos, justamente aquilo que nos torna humanos, que nos diferencia dos outros habitantes do planeta. Evoco aqui, para exemplificar esse ponto, duas cenas que muito me comoveram logo nos primeiros meses da pandemia. A primeira foi um vídeo mostrando a enseada de Botafogo, no Rio de Janeiro, após a interrupção do tráfego marítimo e a consequente diminuição na poluição da Baía de Guanabara. O vídeo mostrava o mar de um azul cristalino, belíssimo, bem diferente da água amarronzada que tive a oportunidade de ver de perto, quando morava no Rio, e que me fez ter vergonha da espécie humana. Em plena pandemia, contudo, a Mãe Natureza soube se regenerar e nos presentear, mais uma vez, com a visão da Enseada de Botafogo tal como foi concebida pelo Grande Poeta Divino.

Algo muito parecido aconteceu aqui perto de onde moro, na Lagoa do Abaeté, que pela primeira vez em muitos anos voltou a ficar cheia, escura, serena e linda, expressando de novo, momentaneamente liberta das ações daninhas do homem, a majestosa beleza de Mamãe Oxum. Oraiê!

E onde entra a Cura Poética nisso tudo? Diante desses inspiradores espetáculos da natureza em meio aos terrores da pandemia, temos a oportunidade de acessar a dimensão simbólica do mundo, sua dimensão poética, que nos faz perceber que tudo está conectado, tanto o terror quanto a beleza. Assim, podemos divisar, em meio a tantos flagelos e temores, a alvissareira possibilidade de um propósito superior conduzindo esses nossos tempos tão aflitos. Talvez a pandemia, afinal, não seja um Mal para punir a humanidade, mas um meio de nos ensinar uma forma mais amorosa de lidar com nossa Mãe Terra e com nossos irmãos humanos, animais e plantas. Que assim seja!



 

\\\***///


 

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA


 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE



2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...