domingo, 29 de novembro de 2020

O BOM SOLDADO – Ford Madox Ford


 

Fui atraído por essa que é considerada a obra-prima de Ford Madox Ford e uma precursora do modernismo inglês ao saber que Anthony Burgess, um de meus autores favoritos, a chamou de “uma das peças verdadeiramente importantes da literatura do século XX.”

Imbuído desse espírito de aprendiz, engajei nessa leitura repleta de idas e vindas no tempo e, principalmente, muitos enganos e disfarces. É nítido que o romance é minuciosamente construído, o que torna ainda mais impressionantes as falhas de julgamento e outros equívocos cometidos pelo personagem-narrador. Fiquei com uma leve sensação de heresia ao me deparar com alguns erros intencionais com que Madox pontua sua narrativa. Nunca havia aventado tal possibilidade em meus próprios escritos, e me causou grande deleite perceber como fiquei chocado com essa audácia em uma obra publicada há mais de cem anos!

Dito isso, apesar de ter admirado a fluência da escrita de Ford Madox Ford, achei a trama beirando as fronteiras da inverossimilhança. Não descarto a possibilidade de reler o livro no futuro, para descobrir como reagirei a ele depois de caminhar mais um pouco. Ou seja, mesmo sem ter gostado tanto, fiquei exultante pelo contato tal Literatura de primeira grandeza.

“E no entanto eu acredito que para cada homem surge por fim uma mulher – ou não, esta é a maneira errada de formular. Para cada homem surge por fim uma época da vida em que a mulher que colocou seu selo sobre sua imaginação, coloca esse selo para sempre. Ele não irá mais viajar para além de nenhum outro horizonte, nunca mais irá por a mochila sobre os ombros; irá se retirar desses cenários. Irá sair do negócio.”

“(...) acho que é a vaidade que nos mantém firmes, se é que seguimos firmes, neste mundo.”

“Florence era uma personalidade de papel – (...) ela representava um ser humano com coração, sentimentos, simpatias e emoções tão-somente na medida em que uma cédula representa uma certa quantidade de ouro.”



\\\***///


 

FAVELA GÓTICA liberado na íntegra no site da Verlidelas Editora:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Durante esse período de pandemia, em meio a tantas incertezas, temos uma única garantia: a de que nada será como antes. Estamos todos tendo a oportunidade preciosa de participar ativamente na reconstrução de um mundo novo, mais luminoso e solidário.

 

O livro Favela Gótica fala justamente sobre “a monstruosidade essencial do cotidiano”, em uma história cheia de suspense, fantasia e aventura. Ao nos tornamos mais conscientes das sombras que existem em nossa sociedade, seremos mais capazes, assim como a protagonista Liana, de trilhar um caminho coletivo das Trevas para a Luz.

 

A versão física de Favela Gótica está à venda no site da Verlidelas, mas – na tentativa de proporcionar entretenimento a todos durante a quarentena – o autor e a editora estão disponibilizando gratuitamente, inclusive para download, o PDF de todo o livro.

 

Fique à vontade para repassar o arquivo para amigos e parentes.

 

Leia ou baixe todo o livro no link abaixo:

https://www.verlidelas.com/product-page/favela-g%C3%B3tica

 

Link do livro no SKOOB:

https://www.skoob.com.br/livro/840734ED845858

 

Book trailer

https://youtu.be/FjoydccxJGA

 

Entrevista sobre o livro na FM Cultura

https://youtu.be/IuZBWIBYeHE

  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...