Esta coletânea de contos de ficção científica foi originalmente publicada em 1953, ou seja, há mais de meio século atrás. Que as onze histórias da antologia continuem atuais e relevantes nos dias de hoje é apenas uma pequena amostra do gênio de Arthur C. Clarke.
As histórias são bem diferentes entre si, e cada uma delas um exemplo da prodigiosa imaginação do autor. Em alguns momentos parece ser possível prever o final da história, mas Clarke sempre vai além, sempre oferece algo mais. Nem que seja o seu estilo refinado, criador de frases memoráveis. Eis uma delas:
“...quando alguém cai na África de uma altura de duzentos e cinqüenta quilômetros, um tornozelo quebrado pode ser anticlimático, mas não é menos doloroso por isso.”
Gostei bastante de todas as histórias, mas o destaque vai sem dúvida para “A Sentinela”, que encerra o livro. Esse conto foi a centelha original de inspiração para o filme “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, dirigido por Stanley Kubrick e roteirizado pelo próprio Clarke.
Nenhum comentário:
Postar um comentário