sábado, 14 de dezembro de 2019

CARO MORRISSEY... – Willy Russell



Se eu não estivesse resfriado, talvez lesse esse livro até o final. Contudo, irritado pela febre e pela tosse, não tive paciência. Essa é uma história que será especialmente apreciada pelos fãs da banda The Smiths e de seu polêmico vocalista e líder, Morrissey. O protagonista de “Caro Morrissey...” (“The Wrong Boy” no original) é um jovem desajustado que escreve longas cartas para Morrissey desabafando suas agruras.

Eu mesmo fui um grande fã dos Smiths e estudei avidamente as letras de Morrissey, considerado o “maior letrista britânico vivo”, na época em que estava empenhado em escrever letras em inglês para a banda Imago Mortis. Por isso mesmo peguei esse livro para ler. Contudo fui passando por uma série de pequenas decepções que me fizeram decidir abandonar a leitura na página 81.

A primeira decepção foi com a estratégia de vendas da editora, que estampa na capa do livro que se trata de “Uma obra-prima do humor”. Não achei graça, especialmente no que considerei uma tentativa de manipular os leitores. A história está mais para um drama(lhão), com alguns toques bizarros que poderiam ser engraçados, mas que na história tiveram consequências funestas e pesadas para o protagonista.

Depois comecei a achar a narrativa cansativa, com o protagonista remoendo seus traumas e repetindo sempre o mesmo epíteto para se referir aos seus desafetos. Talvez em inglês o efeito seja melhor, mas eu fiquei enjoado de ler as palavras “o filho da mãe do tio Jason” repetidas vezes, até a exaustão. E parei de ler.

E então tive uma grande decepção, ao pesquisar e descobrir que meu antigo ídolo Morrissey virou um tremendo de um extrema direita, xenófobo e racista, quem diria? Esse livro prometeu me fazer rir, mas só me deu motivos para chorar...



\\\***///


A IMAGEM DA MORTE EM LIVRO E MÚSICA INÉDITA
Um livro contando a história do Imago Mortis motivou a reunião da formação original da banda, que gravou uma nova música após vinte anos de separação. “DIÁRIO DE UM IMAGO: contos e causos de uma banda underground”, de Fabio Shiva, apresenta a banda de heavy metal Imago Mortis sob uma ótica inusitada, com direito a muitas situações bizarras e episódios hilariantes.
O livro, que não se restringe aos fãs de rock pesado, faz também um apanhado das intensas transformações tecnológicas e sociais ocorridas no mundo ao longo das últimas duas décadas. Recentemente lançado na Amazon, “DIÁRIO DE UM IMAGO” está concorrendo ao Prêmio Kindle. Confira no link:


O autor, Fabio Shiva (baixo), foi um dos fundadores da banda na década de 1990. Para ajudá-lo a desencavar as histórias mais engraçadas da banda, os antigos membros Fabrício Barretto (guitarra), Alex Guimarães (teclados), Flavio Duarte (bateria) e Tufi Sami (vocais) se reuniram em um grupo no WhatsApp, junto com a manager Janna Souza e com o atual vocalista do Imago, Alex Voorhees.
O que ninguém esperava foi que desse encontro saísse uma nova música do Imago Mortis, gravada com cada músico em seu canto: Fabrício e Fabio na Bahia, Tufi e Duarte no Rio de Janeiro, Alex Voorhees no Rio Grande do Sul e Alex Guimarães no Caribe. Um exemplo mais do que adequado para as mudanças mencionadas no livro, que começa contando as aventuras da banda para gravar uma fita cassete.
A música, “O Mistério da Vida”, pode ser conferida no link:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...