sexta-feira, 25 de março de 2022

HISTÓRIAS DE UMA DOCE VELHINHA COM A MENTE PRA LÁ DE DIABÓLICA

 


Resenha do livro “OS ÚLTIMOS CASOS DE MISS MARPLE”, de Agatha Christie

Dentre os mais de 100 livros que Agatha Christie escreveu, calculo ter lido uns 80 ao menos uma vez. Desses, li boa parte duas vezes e alguns cheguei a ler três vezes. Não me lembro de ter chegado a ler algum quatro vezes, mas é algo que pode ter acontecido ou eventualmente irá acontecer algum dia.

Dito isso, façam ideia de minha alegria ao ler, em 2022, um livro de Agatha pela primeira vez! “Os Últimos Casos de Miss Marple” foi publicado postumamente em 1979, três anos após o desencarne da autora. Como eu suspeitava, boa parte dos contos são republicações, que já haviam aparecido em outras coletâneas. Mesmo assim, sempre é bom retornar à companhia de Miss Marple, essa incrível velhinha que é tão simpática como um arquétipo da querida vovó e, ao mesmo tempo, é capaz de imaginar as piores coisas a respeito dos outros. É essa combinação de uma mente diabólica e muita doçura que faz de Miss Marple uma das mais carismáticas detetives do romance policial.

O método dedutivo de Miss Marple é bem interessante: ela compara cada nova situação que ocorre com uma espécie de arquivo mental sobre as pessoas que ela conheceu em sua pequena aldeia de St. Mary Mead. O conceito por trás desse método é que as pessoas agem de acordo com padrões que se repetem, o que permite à gentil e maquiavélica senhorinha estabelecer os paralelos que a ajudam a desvendar até os mais intrincados mistérios. Fiquei pensando bastante sobre essa ideia, e a conclusão a que cheguei foi a de que faz muito sentido!

Apesar do título do livro, dois contos aqui apresentados não trazem Miss Marple como protagonista. Na verdade, sequer poderiam ser considerados como histórias de detetive. São eles: “A boneca da modista” e “Através de um espelho sombrio”. Não me recordo de ter lido esses contos antes, que trazem uma estranha mistura de sobrenatural e sentimentalismo, bem diferentes do estilo tradicional de Agatha. Valeu pela curiosidade!

Por falar em curiosidade, o livro encerra com “A extravagância de Greenshaw”, que possui uma história interessante associada. Em 1954, Agatha quis ajudar a levantar fundos para uma igreja local (Igreja de Churston Ferrers). Assim, ela escreveu uma história intitulada “A extravagância de Greenshore”, protagonizada por Hercule Poirot, com a intenção de reverter os lucros da venda da história para a igreja. Só que essa história ficou curta demais para ser publicada como um livro, e longa demais para ser publicada em alguma revista.

Assim, Agatha acabou escrevendo outra história, “A extravagância de Greenshaw”, dessa vez com Miss Marple como protagonista, com um tamanho mais adequado para o propósito original. Quanto a “A extravagância de Greenshore”, foi reescrito de forma a virar o romance “A Extravagância do Morto”. Achei muito intrigante Agatha ter decidido escrever uma história completamente diferente, mas com um nome tão parecido… São os mistérios dentro dos mistérios de Agatha Christie…


 

\\\***///


O SINCRONICÍDIO – Fabio Shiva

 “E foi assim que descobri que a inocência é como a esperança. Sempre resta um pouco mais para se perder.”

Haverá um desígnio oculto por trás da horrenda série de assassinatos que abala a cidade de Rio Santo? Apenas um homem em toda a força policial poderia reconhecer as conexões entre os diversos crimes e elucidar o mistério do Sincronicídio. Por esse motivo é que o inspetor Alberto Teixeira, da Delegacia de Homicídios, está marcado para morrer.

“Era para sermos centelhas divinas. Mas escolhemos abraçar a escuridão.”

Suspense, erotismo e filosofia em uma trama instigante que desafia o leitor a cada passo. Uma história contada de forma extremamente inovadora, como um Passeio do Cavalo (clássico problema de xadrez) pelos 64 hexagramas do I Ching, o Livro das Mutações. Um romance de muitas possibilidades.

Leia e descubra porque O Sincronicídio não para de surpreender o leitor.

 

Oito anos depois do lançamento do livro físico, finalmente disponível também em e-book:

https://www.amazon.com.br/dp/B09L69CN1J

 

Livro físico:

https://caligo.lojaintegrada.com.br/o-sincronicidio-fabio-shiva

 

Book trailer:

http://youtu.be/Vr9Ez7fZMVA

 




 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...