quinta-feira, 26 de maio de 2011

AS SETE LEIS ESPIRITUAIS DO SUCESSO – Deepak Chopra


Deepak Chopra foi um dos primeiros e é ainda um dos mais conhecidos “gurus quânticos”, pensadores que tem auxiliado a construir a ponte entre as mais recentes descobertas científicas e as mais antigas tradições religiosas. Nesse precioso livro, ele investiga de forma prática e deliciosamente simples um dos maiores mistérios da criação: a consciência como base do ser.

Assim está escrito no “Mundaka Upanishad”:

“Como dois pássaros dourados pousados no mesmo galho, intimamente amigos, o ego e o Eu habitam o mesmo corpo.
O primeiro ingere os frutos doces e azedos da árvore da vida; o segundo tudo vê em seu distanciamento.”

Essa metáfora ancestral aponta para uma profunda realidade psicológica: tudo o que normalmente conhecemos como o “eu” ou “personalidade” não passa de uma construção, uma colcha de retalhos formada por todo tipo de condicionamentos. Por detrás e além desse “eu” com quem falsamente nos identificamos, reside o verdadeiro “Eu”, nossa ligação direta com o divino, com a totalidade.

A conexão com o verdadeiro Eu, com a Consciência na base do Ser, é a origem de toda a felicidade. É isso o que cada um de nós busca durante toda a vida, mesmo que não saibamos.

Sintonizar o Eu Quântico ou Superior equivale a alcançar a iluminação.


E é isso o que propõe Deepak Chopra, ainda que não de forma direta, mas valendo-se espertamente de uma linguagem mais atraente para nossos tempos. Ele não fala em iluminação, e sim em prosperidade, em riqueza, em ganhos materiais. Com a simplicidade dos grandes sábios, ele vai direto ao ponto e não desperdiça energia com sutilezas que só interessam aos eruditos.

Gostei muito das dicas e sugestões apresentadas. Foi sem dúvida um livro que somou em minha vida.

(23.09.09)


Brihadaranyaka Upanishad IV, 4.5

Compartilho a seguir o fichamento que fiz do livro.

“O que for a profundeza do teu ser, assim será teu desejo.
O que for o teu desejo, assim será tua vontade.
O que for a tua vontade, assim serão teus atos.
O que forem teus atos, assim será teu destino.”




1 – Lei da Potencialidade Pura

“Você pode colocar a lei da potencialidade pura em ação assumindo o compromisso de dar os seguintes passos:

1) Entrar em contato com o campo da potencialidade pura, reservando um momento do dia para ficar em silêncio, para apenas ser. Ficar sozinho em meditação silenciosa pelo menos duas vezes ao dia por, aproximadamente, trinta minutos pela manhã e trinta minutos à noite.
2) Reservar um período do dia para comungar com a natureza e observar em silêncio a inteligência que há em todas as coisas vivas. Ficar em silêncio e assistir ao pôr-do-sol, ouvir o ruído do oceano ou de um rio, ou simplesmente sentir o perfume de uma flor. No êxtase do silêncio, e em comunhão com a natureza, desfrutar a pulsação vital das eras, o campo da potencialidade pura e da criatividade ilimitada.
3) Praticar o não-julgamento. Começar o dia dizendo: ‘hoje, não julgarei nada que aconteça’ e durante todo o dia lembrar de não fazer julgamentos.”


2 – Lei da Doação

“Você pode colocar a lei da doação em movimento assumindo o compromisso de dar os seguintes passos:

1) Dar um presente em todo lugar que for, a todos que encontrar. Esse presente poderá ser um cumprimento, uma flor, uma oração. Oferecer, diariamente, alguma coisa a todas as pessoas com as quais entrar em contato. Estará, assim, desencadeando o processo de circulação de energia – de alegria, de riquezas, de abundância – na sua vida e na de outras pessoas.
2) Receber agradecido, diariamente, todas as dádivas que a vida oferece: a luz do sol, o canto dos pássaros, as flores, a neve do inverno. E estar aberto para receber dos outros, seja um presente material, seja dinheiro, seja um cumprimento, seja uma doação.
3) Assumir o compromisso de manter a riqueza circulando em sua vida, dando e recebendo os mais preciosos presentes: carinho, afeição, apreço, amor. Desejar, em silêncio, felicidade e muita alegria toda vez que encontrar alguém.”


3 – Lei do Carma ou de Causa e Efeito

“Você pode colocar a lei do carma ou de causa e efeito em ação assumindo o compromisso de dar os seguintes passos:

1) Observar as escolhas que vai fazer hoje a todo momento. E na observação dessas escolhas, trazê-las para a percepção consciente. Ter bem claro que a melhor maneira de se preparar para todos os momentos do futuro é estar plenamente consciente do presente.
2) Toda vez que for fazer uma escolha, pergunte ‘quais serão as consequências desta escolha?’; ‘esta escolha trará satisfação e felicidade a mim e aos outros que serão afetados por ela?’
3) Pedir, então, orientação ao coração e seguir a mensagem enviada por ele de conforto ou de desconforto. Se a escolha for de conforto, entregar-se totalmente a ela. Se a escolha for de desconforto, parar para ver as consequências daquele ato com sua visão interior. Essa orientação permitirá fazer escolhas corretas espontâneas tanto para você quanto para os que o circundam.”


4 – Lei do Mínimo Esforço

“Você pode colocar a lei do mínimo esforço em ação assumindo o compromisso de dar os seguintes passos:

1) Praticar a aceitação, dizendo: ‘hoje aceitarei pessoas, situações, circunstâncias, fatos como eles se manifestarem’. Saber que o momento é como deve ser, porque todo o universo é assim. Não se voltar contra todo o universo, lutando contra o momento presente. Dizer a si mesmo: ‘minha aceitação será total e completa; verei as coisas como são no momento em que ocorrerem e não como eu gostaria que fossem’.
2) Aceitando as coisas como são, assumir a responsabilidade pela sua situação e por todos os fatos que considera problemáticos. Ter bem claro que assumir a responsabilidade é não culpar alguém, ou alguma coisa, pela sua situação. Saber, também, que todo problema traz em si uma oportunidade e que a consciência das oportunidades vai permitir olhar para o momento problemático e transformá-lo em imenso benefício.
3) Assentar sua percepção, hoje, na indefensibilidade. Desistir da necessidade de defender seus pontos de vista e de convencer e persuadir os outros a aceitá-los. Permanecer aberto a todos os pontos de vista e não se prender a nenhum deles.”


5 – Lei da Intenção e do Desejo

“Você pode colocar a lei da intenção e do desejo em ação assumindo o compromisso de dar os seguintes passos:

1) Fazer uma lista de todos os seus desejos. Carregar essa lista para todos os lugares. Olhar para ela antes de entrar em silêncio e meditação. Olhar antes de adormecer à noite. Olhar quando acordar pela manhã.
2) Liberar a lista de seus desejos e a soltar no ventre da criação. Confiar. Se as coisas não saírem como deseja, há uma razão para isso. O plano cósmico com certeza terá desígnios maiores para você do que os que possa conceber.
3) Lembrar de praticar a consciência do momento presente em todas as ações. Não permitir que os obstáculos consumam e dissipem a qualidade da atenção no momento presente. Aceitando o presente como ele é, o futuro se manifestará nas intenções e nos desejos mais caros e profundos.”


6 – Lei do Distanciamento

“Você pode colocar a lei do distanciamento em ação assumindo o compromisso de dar os seguintes passos:

1) Comprometer-se, hoje, com o distanciamento. Dar a si próprio e aos outros a liberdade de ser o que se é. Evitar a imposição rígida de suas ideias sobre como as coisas devem ser. Não forçar soluções de problemas, criando assim novos problemas. Participar de tudo, mas com envolvimento distanciado.
2) Transformar a incerteza em um ingrediente essencial da própria experiência. Na disponibilidade para aceitar a incerteza, as soluções emergirão espontaneamente do próprio problema, da própria confusão, da desordem, do caos. Quanto mais incertas forem as coisas, mais seguro deverá se sentir, porque a incerteza é o caminho da liberdade. Através da sabedoria da incerteza encontrará segurança.
3) Entrar no campo de todas as possibilidades e antecipar a excitação que pode ocorrer quando se está aberto a uma infinidade de escolhas. Quando entrar no campo de todas as possibilidades, experimentará toda a diversão, toda a magia, todo o mistério, toda a aventura da vida.”


7 – Lei do Darma ou do Propósito de Vida

“Você pode colocar a lei do darma em ação assumindo o compromisso de dar os seguintes passos:

1) Nutrir amavelmente, hoje, a divindade que habita em você, no fundo de sua alma. Prestar atenção ao seu espírito, que anima seu corpo e sua mente. Despertar desse profundo sono dentro de seu coração. Carregar consigo a consciência da atemporalidade, do ser eterno, em todas as experiências limitadas pelo tempo.
2) Fazer uma lista de seus talentos únicos. Depois, outra listas das coisas que adora fazer quando está expressando esses talentos. Diga, então: ‘quando eu os expresso e os ponho a serviço da humanidade, perco a noção do tempo e crio abundância em minha vida, bem como na vida de outros’.
3) Perguntar a si mesmo diariamente: ‘como posso servir?’ e ‘como posso ajudar?’ As respostas a essas perguntas permitirão ajudar e servir a seus semelhantes, com amor.”

2 comentários:

  1. I'm no longer sure the place you're getting уour іnfo,
    but gоod topіc. I must ѕpenԁ some tіme learning much more or ωorking out more.
    Τhаnk you for magnificent infο I was lookіng foг this infо foг mу mission.
    My page - babysitter sex story

    ResponderExcluir
  2. That is veгy attentiοn-grabbing, You агe а very ѕkilled bloggеr.
    I've joined your feed and look ahead to looking for extra of your magnificent post. Also, I've shaгed youг websitе in my ѕoсіal nеtωoгks
    Have a look at my web page ... tattoo romance

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...