domingo, 22 de maio de 2011

O Livreiro de Cabul - Asne Seierstad

É um prazer ser colaboradora do blog da comunidade, por isso hoje trago para vocês um resenha que postei lá no meu blog...se desejarem visitá-lo clique AQUI.

Para acessar resenhas do livro no Skoob é só clicar na imagem.

Quando comecei a ler o livro pensei que ele não me encantaria, que seria uma leitura demorada e arrastada, mas Asne soube como contar a história nos envolvendo com os problemas da família de Sultan. Um homem que ama livros, mas que também pode ser cruel, devido a maneira como foi criado e por tudo que teve que fazer para vencer na vida.
Também encontraremos histórias sobre suas mulheres, irmãs, filhos, sobrinhos,parentes e pessoas que de algum modo acabaram se ligando a familia por interesse ou por trabalho.
Enquanto lia suas páginas eu agradecia por ser uma brasileira. O que o povo afegão sofre é triste e para mim injusto.
Nós vivemos tão livres, enquanto eles tem tantas limitações, não podem fazer isso, não podem fazer aquilo, porque é pecado diante da religião e do Deus deles.
A maneira com que as mulheres são tratadas me deixou chocada, há passagens no livro que me deixaram pasma. Não entendo como elas conseguem, eu as admiro, pois são fortes para carregar tantos desaforos e injustiças.
E o que penso é que por ser um livro jornalístico com alguns aspectos ficcionais, sabemos que tudo aconteceu e que há pessoas realmente assim no mundo. Pessoas capazes de machucar outro ser humano sem dó nem piedade acreditando que estão fazendo o certo.
Poderia dizer agora que o final foi ótimo, mas não posso, porque esse livro trata de pessoas e a realidade não é um mar de rosas. Simplesmente saibam que cada vez que leio um livro baseado em fatos reais onde conhecemos outras culturas e povos desejo que eles evoluam bastante para saber que cada ser vivo tem o direito de seguir seu próprio caminho e tomar suas decisões.

Um livro chocante,triste, injusto, real que vai lhe mostrar o que é viver entre um povo diferente.

Recomendo...Nota 10!!!!

Beijokas elis!!!!!!

4 comentários:

  1. Oi Elis!

    Obrigada por estar conosco aqui também!

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  2. Elis, esse foi um dos melhores livros que li no gênero.
    Concordo com você, outras culturas é sempre interessante conhecer, como o livro conta uma realidade assustadora para os nossos padrões, e muito diferente da nossa.
    Torço para que essa realidade mude um dia, em todos as áreas. Obrigada pela resenha!

    ResponderExcluir
  3. noranei é Nora Abreu viu gente...

    ResponderExcluir
  4. Então, fiquei feliz por ser mulher e brasileira. Fiquei horrorizada quando li este livro.
    Sultan é um louco. Não permitir que seus filhos estudem e sendo ele próprio um amante dos livros.
    Confesso que não gostei da narrativa também. Achei muito superficial a maneira como a jornalista descreveu o que viu. Em nenhum momento ela manifestou a sua opnião.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...