terça-feira, 14 de junho de 2011

"DIÁRIO DE UMA FÊNIX" - JULIANO GOUVÊA



LIVRO: “DIÁRIO DE UMA FÊNIX”
AUTOR: JULIANO GOUVêA
EDITORA: editado de forma independente/patrocínio
PÁGINAS: 110
BPN: 394328 de 08/01/2007
CATEGORIA: ROMANCE

SINOPSE:  Diário de uma Fênix" é uma história que explora sentimentos que nos atormentam, mas que somos obrigados a conviver com eles, como amor e saudades. Um romance que tem em seus mistérios revelações inesperadas com o objetivo de tocar o coração de cada um, que permite a cada leitor criar seus próprios personagens e foi descrita de forma simples a fim de atingir todas as pessoas.
“Existem pessoas certas em momentos errados;
Existem pessoas erradas em momentos certos;
Existem pessoas certas em momentos certos;
Tudo é questão de Tempo e Espaço;
Tudo é questão de Destino” - Juliano Gouvêa

RESENHA E MINHA OPINIÃO: Thales Silva Russo é professor de História do Brasil, tem 26 anos e mora em Campo Grande/MS. Nasceu em uma família de classe média e desde criança se notava que era diferente, era profundamente triste, como se levasse um vazio na alma. No entanto era inteligente e os pais o fizeram estudar em escolas particulares para que pudesse desenvolver seus potencias.
Perdeu os pais com 16 anos em um acidente de carro e foi morar com uma tia. É talentoso e responsável, porém neurótico, cheio de manias e medroso. Não suporta  lugar escuro e menos ainda fechado. Ao se formar, resolveu morar só, pouco participa  de atividades sociais, mas gosta  de festas religiosas e é  devoto de Nossa Senhora. Dócil e inteligente, porém incrivelmente perturbado e triste. Gosta de filmes franceses.
Sabe que precisa de ajuda, no entanto se recusa a procurar os hospitais psiquiátricos, porque já havia passado por vários durante a infância e sabia não ter doença psiquiátrica. Metódico lia o jornal do inicio ao fim e em um desses dias, leu um anúncio:  “Terapia de regressão” – forma de tratamento indicado para pessoas que sofreram traumas ou possuem transtornos da mente. Drª Maria Leonora de Morais. Guardou o tal anúncio na porta da geladeira para reavaliá-lo em futuro próximo.
Um dia na escola em que ensina, seus alunos resolveram aprontar um susto para ele, por ciúmes, já que as alunas se enamoravam dele por conta de seu ar de mistério... Sabiam que ao final das aulas ele vai para sua sala, lavar as mãos e se organizar para ir embora. Os alunos trancam a porta por fora e apagam todas as luzes. Desespero total para Thales que joga  uma mesa na vidraça trancada por cadeado.
Quando o diretor e os curiosos descobriram o acontecido, acederam as luzes e foram em busca de Thales. Ele estava desmaiado no chão, em cima dos cacos de vidro. Uma ambulância foi chamada e ele socorrido. No dia seguinte o diretor o chama para uma conversa e o elogia, diz que é o melhor professor, mas sabe que ele tem suas esquisitices e precisa de ajuda. O aconselha a tirar uns dias de folga e assim ele faz. Sabe que precisa ser tratado.
Vai tomar um copo com água e vê o anúncio, resolve marcar uma hora com a Drª Leonora. Já no primeiro contato aprecia a beleza da médica e a firmeza com que se impõe, deixando claro que muitos pacientes confundem o benefício do tratamento/cura com paixão e isso ela não admite. Thales mesmo impressionado com a drª não se arrisca em declarar estar enamorado e guarda para si tal sentimento.
Após as primeiras sessões de regressão Drª Leonora percebe que o caso de Thales é bem diferente dos outros e se interessa mais que o normal. Descobrem durante as sessões que os traumas e medos de Thales estão relacionados com o passado, em outra existência.
Drª Eleonora suspende todos os outros pacientes por um período para poder acompanhar Thales em sua busca pessoal de cura...

Uma única palavra pode definir esse romance: FASCINANTE! Escrito em linguagem moderna, bem localizado no tempo e nos detalhes, Diário de uma Fênix me emocionou de várias formas. Há um tempo não lia nada tão bom. Gosto de romances, mas esse tem uma conotação diferente dos romances tradicionais. O envolvimento ocorre devido a cumplicidade de experiências que jamais pensei serem tão profundas. O livro tem uma dignidade excepcional e envolve completamente a atenção, fazendo com que o tempo passe sem ser notado, viajei na narrativa.
Bem, teve sim poucas coisas que me incomodaram, não relacionado ao conteúdo, mas com a formatação do livro. Talvez por ter sido patrocinado, compilaram tudo sem capítulos, sem intervalos entre as passagens, e, ainda a letra, muito pequena, de difícil leitura para uma míope como eu; pequenos erros de português que merecem uma nova correção. Mas, como falei, nada que chegue a atrapalhar a leitura ou a deixe sem sentido e só por esses pequenos erros, não dou nota máxima.
Recomendadíssimo!!
NOTA: 4,9/5,0
cheirinhos
Rudynalva

Um comentário:

  1. Eu tbm gostei muito desse livro! O romance se passa em duas épocas: a vida atual de Thales e sua vida passada. Confesso que gostei mais da parte da história que fala sobre o passado, achei que o relacionamento do Thales com a doutora foi muito repentino. Tbm notei os mesmos erros em relação à edição que a Rudy, nada que não possa ser corrigido.
    Recomendo a leitura!
    Dei nota: 9

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...