sábado, 25 de junho de 2011

Ninguém vive sozinho - Romance sobre o bullying


Pedro chega ao Ensino Médio com a esperança de finalmente se livrar do jugo a que fora submetido nas outras escolas. Sempre havia sido motivo de chacota, e agora, diante de uma nova etapa em sua vida, espera que tudo possa ser diferente.
No entanto, ali na nova escola, ele encontra alunos com a mesma predisposição para humilhar o próximo, e percebe-se caindo na mesma armadilha de sempre, a do fenômeno que mais tarde ele descobrirá se chamar bullying.
Apesar disso, ele se torna amigo de Carlos, um menino pobre e que só estuda no mesmo colégio de Pedro por causa da bolsa de estudos que conseguiu por ter tirado uma das maiores notas na prova de seleção.
A partir daí, ambos se veem descobrindo-se na história do outro, pois Carlos também era vítima de bullying antigamente, mas na nova escola conseguiu se safar de ser humilhado. E o motivo disso só mais tarde ele entenderá.
Enquanto isso, Carlos vai travando uma batalha consigo mesmo para decidir se assiste passivamente ao que fazem com seu amigo, ou se toma uma atitude, o que poderá fazer com que ele se torne alvo do bullying também.
Além desse enredo que conduz a história, o romance demonstra quanto uma amizade leva tempo para ser construída, como facilmente nos deixamos enganar pelas aparências e julgamos nossos semelhantes, e quanto dói nos pais saberem que aqueles a quem eles amam sofrem nas mãos de colegas de turma na escola.

Título: Ninguém vive sozinho
Autor: Samir de Sena Osório
Páginas: 220
Editora: Bookess
Ano: 2011

SKOOB do livro: http://www.skoob.com.br/livro/174168-ninguem-vive-sozinho


Link para leitura e compra do mesmo: http://www.bookess.com/read/8635-ninguem-vive-sozinho/

2 comentários:

  1. Sempre li a respeito de bullying, esta prática execrável e que acarreta problemas insolúveis tanta na infância e adolescência, quanto na vida adulta. Agora uma abordagem aos sentimento dos pais é algo novo. Atiçou-me a curiosidade. Quero ler este livro.

    ResponderExcluir
  2. Rodolfo, você pode ler o livro na íntegra pelo link do post. Se você puder fazer isso e quiser fazer uma resenha depois, já que contribui para o blog, ficarei agradecido. rs Abraços.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...