domingo, 3 de julho de 2011

Calunga por Lurdes Gonçalves

Calunga - Roteiro de Ternuras de Um Vagabundo
Lurdes Gonçalves - 78 páginas - Editora Orientação Cultural

Breve sinopse feita por mim:
Este é um lindo livro infanto-juvenil que em 1977 recebeu o Prêmio Jabuti em revelação.
A história da vida de um cão vira-latas e sua visão de mundo, um livro cheio de emoção, aonde alegria e tristeza se intercalam como sentimentos de um ser sincero e simples que não compreende o mundo com racionalidade mas sente todas as emoções de forma confusa e forte.
Uma história linda e bem escrita que serve para comover crianças e adultos ao acompanharem a trajetória cheia de descobertas e incertezas de um simples cão.

Minha resenha:
Li esse livro para a escola, para fazer a 'prova do livro' em 1995. Foi a primeira vez que um livro paradidatico me chamou tanto a atenção e me marcou para sempre. Sim, esse livro é infanto-juvenil, mas eu recomendo para quem gosta de histórias com animais, com cães.  Não é um livro bom somente para crianças! Um adulto pode ler e amar. Eu li incontáveis vezes em minha vida.

Calunga é um cachorro vira-latas e você acompanha sua vida desde o nascimento até sua velhice... ele passa por diversas lugares e situações, diversos donos, foi cachorro de rua, de adestradores... ele sofre, é verdade mas você se comove demais!

Ainda mais porque tudo é passado pela visão do cachorro, de forma que ele compreende as coisas do modo dele, sente do modo dele... por exemplo, os seres humanos não possuem nomes, apenas como o cão os vê, tipo 'Riso Alegre' - uma criança que brinca com ele,- ou 'Voz Zangada' - a mãe que sempre briga com eles - leiam sem preconceitos, quem gosta de bichos vai adorar.

Um livro extremamente sentimental, terno e doce, como poucos escritores conseguem criar. Cuidado: os mais sensíveis podem chorar...

Acho que você deve encontrá-lo em sebos, tente o Estante Virtual!

Página do livro no Skoob.


Lurdes já escreveu vários lindos livros infanto-juvenis além de 'Calunga': 'A Hora do Campeão', 'O Espantalho' (esses 2 eu já os li, muito bons), 'Aventuras E Desventuras de Tião e Mané', entre outros. 

Um comentário:

  1. Tatinda querida, tô aqui me perguntando como é que o Tommy, nosso cachorr me veria e confesso que talvez não tenha uma boa visão de minha pessoa, é que eu gosto de animais, mas, não a ponto de pegar no colo, dar banho, levar pra passear, de dó um carinho de vez em quando com as pontas dos dedos e fico de olho pra ver se está devidamente alimentado.

    Adorei encontrar aqui uma resenha de um livro infanto-juvenil, sabe menina, esses livros sempre me agradaram porque acho que ensinam muito aos adultos.

    Valeu demais, querida! :)

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...