sexta-feira, 22 de julho de 2011

"DESTINO - MATCHED' - ALLY CONDLE


Destino
LIVRO  : “DESTINO – MATCHED”
AUTOR: ALLY CONDLE
EDITORA: SUMA DE LETRAS
PÁGINAS – 239
IMPRESSÃO 2010
ISBN: 978-85-60280-81-0
CATEGORIA: Ficção

SINOPSE: Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.
Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander – bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos –, tudo parece bom demais para ser verdade.
Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.
Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

CITAÇÃO: “A quase neve lembra o verso de um poema que estudamos este ano em Linguagem e Leitura. ‘Pausa no Bosque em uma Noite de Neve’. É um dos meus favoritos entre os Cem Poemas, aqueles que a Sociedade escolheu guardar, quando decidiram que nossa cultura estava entulhada demais. Criaram comissões para escolher os cem melhores de tudo: Cem Canções, Cem Pinturas, Cem Histórias, Cem Poemas. O resto foi eliminado. Para sempre. Para melhor, disse a Sociedade, e todos acreditam porque fazia sentido. ‘Como podemos apreciar qualquer coisa por completo quando somos sobrecarregados por coisas demais?’ (Pág. 23).

Cassia é um adolescente que acredita ‘cegamente’ na Sociedade, nas escolhas que ela faz para os moradores de um mundo aparentemente perfeito. Escolhe a comida, as  atividades que cada pessoa deve fazer, o emprego que deve exercer e até o par perfeito para união de acordo com seus gostos e compatibilidades. Essa escolha do par é feita em um Baile e no dia que Cassia completou 17 anos, foi o Banquete do par dela.
O que não sabia era que seu par perfeito é Xander, seu amigo de infância, que conhece todos seus segredos e vontades.  No primeiro momento fica eufórica, bem feliz por Xander ser seu par, entretanto, ao colocar o ‘chip’ onde vem as informações sobre o par, a imagem de Xander desaparece e por uma fração de segundos aparece outra figura, Ky.
Ky mora no mesmo bairro que Cassia e Xander e foi adotado pelos tios, já que seu era considerado uma Aberração e ele teve a oportunidade de recomeçar, entretanto, por ser uma Aberração, não teria par, seria um Solteiro.

CITAÇÃO: “.”Nós dois ficamos em silêncio, lembrando. Tento não olhar o relógio na parede. Preciso sair logo, para chegar em casa na hOra, mas não quero que o vovô pense que estou contando os minutos. Contando os minutos para o fim da nossa visita. Contando os minutos para o fim da vida dele. Apesar de também  estar marcando o tempo da minha própria vida, se você pensar no assunto. A cada minuto que você passa com alguém, você entrega a outra pessoa uma parte de sua  vida e toma um pouco dele.” (pág 45)

Cassia fica intrigada e começa a se questionar sobre o erro cometido pela Sociedade e sente-se instigada em saber mais sobre Ky e sua condição de Aberração.
Eles passam a fazer uma atividade em companhia um do outro e começam a se descobrirem. Ky mostra a Cassia que existe uma outra vida não tão perfeita quanto a Sociedade impõe.
Xander percebe que há algo diferente entre Cassia e Ky, fica bem triste, pois a ama desde a infância e crê que Cassia é seu par perfeito...
CITAÇÃO: “- As pessoas sempre dizem isso – diz Ky. – Mas o vermelho é a primeira cor da primavera. É a verdadeira cor do renascimento. Do começo.
Ele tem razão, eu percebo. Penso na cor avermelhada dos pequenos brotos fechados nas árvores. No vermelho das mãos dele na véspera, no centro de descarte de nutrição, e no novo começo que espero para ele.” (pág. 189).

MINHA OPINIÃO: Quando lia alguma sinopse desse livro, me perguntava se seria capaz de viver em uma Sociedade onde tudo é perfeição, não há doenças, fome, sofrimento ou paixão. Em meu temperamento rebelde, logo me revoltei e fiquei bem interessada em ler o livro para ver como seria toda essa perfeição.
Na verdade me surpreendi com o livro. No início os personagens são mornos, sem muitos arroubos ou algo diferente. No entanto, chega um momento do livro em que a curiosidade instiga a protagonista, ela se torna questionadora e tenta de alguma forma burlar as regras da Sociedade, A descoberta da paixão a impulsiona e ela se decepciona ainda mais quando descobre que todo o envolvimento que teve com a Aberração, foi um experimento da Sociedade para corroborar seus pensamentos e ideais.
Mesmo sendo um experimento, a Sociedade não teve o controle de todas as variáveis e eu bom que não pode controlar tudo.

CITAÇÃO: “Deitada na cama, com o corpo e a alma machucados e cansados, percebo que os funcionários tem razão. Assim que você deseja alguma coisa, tudo muda. Agora eu quero tudo. Mais e mais e mais. Quero escolher meu trabalho. Casar com quem eu escolher. Comer torta no café da manhã e correr numa rua de verdade, não num rastreador. Ir rápido quando quiser, e devagar quando quiser. Decidir quais são os poemas que eu quero ler e quis as palavras que quero escrever. Há tanta coisa que quero. Sinto isso com tanta intensidade que sou água, um rio de quereres, recolhido na forma de uma garota chamada Cassia.”(Pág. 196).

O livro é o primeiro de uma série e fica em aberto qual o próximo passo que acontecerá.
É uma ficção morna. A meu ver poderia ser mais aproveitada e estimulante, como todo bom livro de ficção. O que mais me agradou foi o fato de descobrir que nem tudo pode ser comandado por quem quer que seja e talvez por isso a tradução do título seja DESTINO.
O livro é escrito em 1ª pessoa na visão de Cassia e possui alguns erros de português, erros bobos que poderiam ter sido corrigidos em uma revisão mais acurada.
O livro é bom e recomendo a leitura. Fico no aguardo do próximo volume da série.

NOTA: 4,5/5,0

Rudynalva Correia Soares

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...