segunda-feira, 11 de julho de 2011

OS CEM MELHORES CONTOS BRASILEIROS DO SÉCULO (Part 1) - Org. Ítalo Moriconi

“Pautada por critérios não muito definidos, mas que poderíamos induzir que o que contou foi a fama dos seus autores, mas que valeu por apresentar uma galeria de textos (ficção curta) há muito esquecidos ou ainda não descobertos.”

Por Elenilson Nascimento

Finalista do Prêmio Jabuti, essa coletânea "Os Cem Melhores Contos Brasileiros do Século" (*gigante, de 615 páginas) organizada por Ítalo Moriconi, pautada por critérios não muito definidos, mas que poderíamos induzir que o que contou mesmo foi a fama dos seus autores, mesmo que muitos tenham alto nível e representem muito bem a nossa produção, ainda acho que a repetição de alguns autores demonstrou a falta de pesquisa na inclusão de outros menos famosos, mas valeu por apresentar uma galeria de textos (ficção curta) há muito esquecidos ou ainda não descobertos.

Coube ao professor Moriconi o desafio lançado pela editora Objetiva de garimpar os cem melhores textos do gênero produzidos no Brasil ao longo do século 20. Um trabalho que deixasse de lado os rígidos critérios acadêmicos e fosse pautado somente pela qualidade e sabor dessas pequenas obras-primas. O resultado é interessante: um passeio pela mais deliciosa e contundente ficção curta produzida no Brasil entre 1900 e o fim dos anos 90. “A seleção aqui apresentada reflete um olhar compromissadamente contemporâneo, mesmo quando volta-se para os clássicos do início do século e da fase modernista”, escreveu Moriconi na apresentação de uma antologia que tenta traduzir as mudanças do país e as inquietações de várias gerações de brasileiros, em cem anos de produção literária. A prova de que a arte do gênero não cessa de melhorar em nossa literatura.

O livro é dividido em sete capítulos, por períodos históricos, precedidos de nota introdutória apresentando os traços mais característicos de cada período: os diferentes caminhos da literatura no início do século; a consagração do modernismo nos anos 40 e 50; os conflitos de identidade dos anos 60; a violência da vida urbana dos anos 70; a exploração sem censura do corpo dos anos 80; a criativa irreverência dos anos 90, os quais “tentarei resenhar” todos os cem contos (*é muita coisa viu!), num exercício cuidadoso de aprendizagem e devoção à literatura.

Durante o trabalho de seleção dos contos, Moriconi se deparou com algumas constatações. Entre elas a de que o Brasil produz um dos mais bem acabados contos do mundo, e que eles só melhoram com o passar do tempo. “Tenho a convicção de que a imensa maioria destes cem contos vai vencer o tempo e continuar recebendo o mesmo nível de reconhecimento e aclamação que aqui lhes é conferido”.

Devido ao tamanho desse livro, também vou dividi-lo aqui em capítulos, essa divisão em seções permite também que os leitores mexam-se e acompanhe a ordem linear da leitura. Essa primeira parte resenhada reúne contos publicados entre 1900 e a década e 1930. Portanto, vamos ao trabalho:

+ Clique aqui e leia a Part 1 da resenha – De 1900 aos anos 30 (Memórias de ferro, desejos de tarlatana).

>>> Visite o LITERATURA CLANDESTINA e o COMENDO LIVROS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...