terça-feira, 30 de agosto de 2011

Uma obra imortal e erudita

 Quem nunca ouviu falar na imortal obra literária Senhora, do autor José de Alencar? E quem nunca ouviu falar que a leitura da obra em questão é arrastada? Na minha vida de leitor, um dos comentários populares que mais ouvi falar a respeito da obra em destaque, é o fato da escrita de Senhora ser um tanto (na verdade é muito) erudita, e consequentemente, chata. É bem verdade que a leitura é arrastada, e no fim das contas torna-se uma tarefa que deve ser concluída apenas por obrigação: seja pelos estudos, pela honra, pelo capricho ou motivações do tipo, é uma obra julgada obrigatória sob diversos pontos de vista.

 De todo modo, quase todo alarde negativo acerca de Senhora é tempestade em copo d'água. Quanto à forma de escrita, é um estilo padrão de seu autor e da escola literária do qual o romance faz parte (romantismo); o conceito artístico utilizado na obra é ímpar. Como obra romântica, Senhora é uma leitura contagiante, pois diferente de muitos outros títulos como Iracema e O Guarani, tem um grau de escrita erudita moderado, mas claro, tomando como ponto referencial o movimento do romantismo. No mais, para um leitor maduro que é capaz de ler até Dom Quixote ou A Divina Comédia, claro, Senhora será um peixinho de aquário - tratando-se do rítmo de leitura.

 E cá entre nós: José de Alencar foi um escritor e tanto! Incrível o derradeiro resultado de seu retrato para a época em que viveu. Senhora é uma crítica à sociedade de sua época, e vive até hoje pelas mãos do talento de Alencar.

 Existem obras que todo leitor de literatura que se preze tem que ler, e Senhora é uma delas.

Por Victor Ramos (Jerome)

Avaliação: 4/5

Um comentário:

  1. Pelo inicio do seu post pensei que iria malhar o livro, e eu já estava preparada para defende-lo. Quando era pequena na minha casa tinha poucos livros e a maioria eram de de José de Alencar. Aprendi a gostar de ler com ele, além de senhora, li Helena, Lucíola, Iracema,etc... Realmente é uma delícia voltar no tempo com estes livros.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...