sábado, 10 de setembro de 2011

15ª BIENAL DO LIVRO 2011

“Para todos os gostos. Desde apaixonados por literatura fantástica, até apreciadores de livros premiados e festejados pela crítica.”

Por Mário Feitosa*

Teve início no último dia 01/09 – e vai até amanhã, 11/09 –, no Rio de Janeiro, a “15ª Bienal do Livro”. Segundo informações, cerca de 650 mil pessoas já passaram pelo local. Nesta Bienal estão participando 950 expositores, isso mesmo, 950! Estima-se que o faturamento baterá na casa dos R$ 53 milhões. Dinheiro muito bem investido, diga-se de passagem.

Cerca de mil títulos estão sendo lançados nessa Bienal. Nunca antes na história desse país se publicou e vendeu tantos livros, parafraseando um ex-presidente da República que já fez questão de dizer que passa longe dos livros.

Esta edição apresentará novidades combinadas a espaços já consagrados nas anteriores, seguindo com a proposta de aproximar o público dos livros e dos autores. Sendo um dos maiores eventos literários do país, a “Bienal do Rio” conta com presenças ilustres, desde personalidades culturais a atores consagrados. Mas nessa festa quem é mesmo o astro principal é o livro.

Nos espaços dedicados às atrações, os públicos mais variados poderão participar de debates, bate-papos e atividades recreativas que promovem a leitura. Unindo conteúdo de qualidade e entretenimento, a Bienal tem sempre opções para todos os tipos de público. Desde apaixonados por literatura fantástica, até apreciadores de livros premiados e festejados pela crítica.

E entre as opções de espaços com bate-papos e debates espalhados pelo pavilhão do Café Literário, do Sarau Poético, do Debateboca, do Mulher e Ponto, do Encontros com Autores, do Livro em Cena e do Conexão Jovem. Entre os autores estrangeiros a programação trouxe William P. Young, autor de “A cabana”, best-seller que figura há cerca de três anos entre as primeiras colocações nas listas de mais vendidos; Gonçalo M. Tavares, um dos mais importantes nomes da literatura portuguesa contemporânea; Anne Rice, autora de “Entrevista com o Vampiro”, Hilary Duff, a atriz e cantora lançou na Bienal seu primeiro romance, “Elixir” (foto acima). Sem contar com os grandes nomes nacionais que marcarão presença no evento, como Luis Fernando Veríssimo, Marisa Lajolo, Ferreira Gullar, Zuenir Ventura, Rubem Alves entre tantos outros.

Para os leitores que acompanham o blog LITERATURA CLANDESTINA, alguns livros do escritor baiano Elenilson Nascimento estarão em exposição. O polêmico livro de contos “Memórias de um Herege Compulsivo”, “Olhos Vermelhos” e “Palavras Faladas Fadadas Palavras” poderão ser encontrados nas prateleiras. Essa é a primeira vez que a Bienal do Rio de Janeiro homenageia o Brasil. Se você tiver a oportunidade não deixe de visitar a cidade maravilhosa por esses dias. A “15ª Bienal” é mais um passo para transformar o Brasil em um país de leitores. Chegaremos lá!

O ator Eriberto Leão fez leitura de livros no espaço Livro em Cena.

A alienação com os vários famosos, como o ator Ricardo Tozzi, levando fãs à loucura. Simpático, o ator distribuiu autógrafo e posou para fotos fazendo a alegria do público presente.
Livros baratos atraíram a atenção do público na Bienal.

* Mário Feitosa é jornalista e produtor cultural.

fonte: Tribuna Cultura Viva/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...