domingo, 2 de outubro de 2011

[entrevista]SIMONE O. MARQUES - Escritora

Olá pessoal! J

É com muita alegria que estou abrindo o espaço de entrevistas do nosso blog e, aos poucos, espero trazer aqui não apenas escritores, mas também, outras pessoas ligadas à literatura.

E como foi difícil escolher quem convidar para essa estreia já que são tantas pessoas que, cada uma à sua maneira, tem sua importância para a comunidade e blog Resenhas Literárias. No final das contas chamei a escritora Simone O. Marques (SOM) que foi a primeira mulher a se tornar parceira em nossas promoções literárias no incentivo à leitura. Nada contra os parceiros, não viu, pelo contrário...rs...

http://simoneomarques.blogspot.com/

Twitter: si_omarques

Email:simone.odete@uol.com.br

Blog: simoneomarques.blogspot.com


BCRL: Oi querida, tudo bem com você? É um prazer tê-la aqui conosco, viu? Então, conversemos! :)

SOM: Eu é que sinto um enorme prazer em estar aqui com vocês! Adoro a animação e carinho das pessoas que participam tanto do blog quanto da comunidade Resenhas Literárias! Aproveito para deixar meu beijo a todos!

BCRL: Quais são os seus livros solo?

SOM: Meus livros solo publicados são: Gênese Pagã, Triskle, Tribo de Dana, Era de Aquário parte I, Era de Aquário parte II e Agridoce. As Crônicas do Reino do Portal devem ser lançadas no início do ano que vem.

SAGA PAGANUS

AGRIDOCE

livroagridoce.blogspot.com

Booktrailer do Agridoce

http://www.youtube.com/watch?v=jKSaDuAtPPU&feature=player_embedded


BCRL: Quais as antologias que participou e quais os contos? E prefaciou quais delas?


SOM: Virge! Participei de doze eu acho, hehe

- Draculea (All Print), com o conto Aprender para dominar.

- Grimoire dos Vampiros (Literatta), com o conto Tocaia.

- Marcas na Parede (Andross), com o conto Mas livrai-nos do mal.

- Elas Escrevem (Andross), com o conto A Górgona do espelho.

- No mundo dos cavaleiros e dragões (All Print), com o conto O ovo de dragão.

- Tratado Secreto da Magia (Andross), com o conto Pagã.

- Extraneus vol. I Medieval SciFi (Estronho), com o conto Punição.

- Histórias Fantásticas vol.I (Estronho), com o conto Beltane e prefácio.

- Espectra (Literatta), com o conto A Dança e prefácio.

- Asgard: a saga dos nove reinos (Jambô), com o conto Nas raízes da Yggdrasil.

- Martelo das Bruxas (Argonautas), com o prefácio. (lançamento na Fantasticon, 2011)

- Formaturas Macabras (Literatta), com o conto A fonte de Regina. (lançamento em 2011)

Os prefácios são das antologias: Histórias Fantásticas- vol.I, Espectra e Martelo das Bruxas.

E ainda sou convidada da antologia VII Demônios (Estronho).

Menina! Isso porque eu nunca pensei que fosse escrever contos! hehe


BCRL: Imagine se tivesse pensado... ehehe...

BCRL: É verdadeiro afirmar que o primeiro livro de uma saga, trilogia ou série foca mais a apresentação dos personagens do que a história em si?

SOM: Normalmente sim. Quando escrevemos uma série ou trilogia podemos nos dar ao luxo de usar o primeiro livro para construir bem os personagens, o que fará a história mais interessante, eu acho. Rsrs

Muitos leitores me disseram que o forte de minha escrita é a criação dos personagens e quero acreditar que tenho acertado um pouco ao optar por alongar as histórias, hehe

No caso da Saga Paganus, o primeiro livro Gênese Pagã não tem esse perfil, pois ele trata de uma história à parte, já que se passa 300 anos antes do restante da história. O desafio foi criar personagens fortes e interessantes para apenas uma história. Alguns desses personagens ainda aparecem de algum modo ao longo da saga, mas o essencial deles está mesmo na gênese.

BCRL: Qual personagem seu criou mais polêmica? Qual o(a) mais “bonzinho/boazinha” e o(a) mais vilão(ã) e qual o(a) mais sensual?

SOM: Bem... até agora, uma personagem que mais teve reações inflamadas dos leitores é a Gleide, do Gênese Pagã.

Quanto ao mais bonzinho? Eu acho que é o Felipe, que está nos quatro últimos livros da saga Paganus, mas algum leitor pode discordar de mim e até gostaria que me contassem! Rsrs

Eu costumo criar meus vilões como pessoas cheias de conflitos e não caricatos, sabe? Por isso tenho vários tipos dele. Mas acredito que o mais vilão é o Régis, de Agridoce.

Quanto ao mais sensual... uau! Com certeza haverá controvérsias, rsrs. Eu acho que o mais sensual é o Daniel do Agridoce, afinal, ele nasceu para ser assim... kkk, mas certamente muitos leitores, ou leitoras, vão dizer que Rafael é o mais sensual. Então, nada melhor do que ouvir os leitores para desempatar. ;)

Quanto às mulheres sensuais, costumo fugir do apelo da femme fatale. Gosto da sensualidade ingênua, natural, o que considero ser algo mais comum no nosso dia-a-dia e que precisa ser mais valorizada. Mas o apelo também é importante para apimentar as histórias, no livro Cítrico, que ainda vem aí, vamos conhecer uma mulher super sensual, Dione. Ela vai tirar o fôlego dos leitores.

BCRL: Concordo em número, gênero e grau quanto a Gleide ser a mais polêmica e apesar de adorar outros personagens seus ela é a minha preferida. Que mulher é essa!!!?

Quanto ao mais bonzinho também fico com Felipe da saga Paganus, embora ache que a Vivi do Agridoce e a Luana das Crônicas do Reino do Portal também se encaixem aí, mas, como tanto o Agridoce quanto as CRP terão outros volumes não dá pra afirmar com certeza.

E Régis do Agridoce com certeza é O vilão, mas, verdade seja dita, de vilões suas histórias estão muito bem servidas.

Ahhhhh!!!!! Dione vem aí e, para tirar o fôlego? Uau!!!! Que venha logo!!! Até que ponto será ela mais sensual que Gleide? Sai curiosidade, sai... rs... E, bem, quanto ao personagem mais sensual eu passo, é humanamente impossível escolher um só... ehehe....

BCRL: É apertar sem lhe abraçar perguntar qual personagem é o seu preferido?

SOM: É sim! Kkkk

É super difícil a gente ter aquele preferido, quando se envolve com todos eles, conhece sua história, sua trajetória e conhece seu final. Quando escrevo, procuro entrar na pele do personagem e sentir o que eles sentem. Parece loucura né? Mas acho que assim eles se tornam mais reais, mais possíveis. Por motivos diferentes tenho alguns personagens que não são os preferidos, mas os que me apresentaram um desafio maior, como a Gleide, a Daniele, a Sara, o Diogo, o Lucas, o Dante... ai não dá, sinto que devo falar de todos, isso não vale! hehe

BCRL: Seu primeiro livro solo, Gênese Pagã, foi publicado em 2008 e até 2010 você publicou mais cinco livros solo: Triskle, Tribo de Dana, Era de Aquário Parte I, Era de Aquário Parte II e Agridoce. Em algum momento achou que conseguiria publicar 6 livros em apenas 3 anos?

SOM: Não. Rsrs

Na verdade eu nem sabia que conseguiria escrever 15 livros em 3 anos... nossa, vão pensar que sou maluca, né? =)

BCRL: Maluca? Acho que não menina, eu chamo a isso de talento nato. J

BCRL: Você também escreve histórias de amor. Isso foi antes ou depois da saga Paganus?

SOM: Foi durante. Hehe

Uso as histórias românticas como escape. Podem querer me matar por isso, rsrs, mas quando não quero pensar em muitas conexões e me desligar das histórias que estou escrevendo, paro e escrevo um desses romances. Divirto-me e relaxo.

BCRL: Quantos desses romances já foram publicados e como podem ser adquiridos?

SOM: Nenhum deles foi publicado, pois não há espaço no Brasil para autoras desse tipo de literatura. Se eu fosse estrangeira certamente estaria à venda em alguma banca de jornal aqui no Brasil. É lamentável, realmente.

No momento, eles são vendidos como e-books e quem se interessar pode me mandar um email (simone.odete@uol.com.br). São cinco livros completos e estou terminando mais dois. ;)

BCRL: Uma pena isso, né, uma vez que muita gente gosta desse tipo de leitura, euzinha sou uma...rs... As histórias desses livros não são semelhantes às escritas por Danielle Steel, Nora Roberts, entre outras?

SOM: Realmente é uma pena. Temos excelentes escritoras desse gênero aqui no Brasil e que não são valorizadas como merecem. Sim, é esse o estilo! Meus romances românticos escritos até agora são históricos, pois adoro o universo medieval, mas já estou recebendo sugestões de romances contemporâneos para o gênero, vamos ver... J

BCRL: As opiniões de colegas escritores e leitores influenciam seus escritos?

SOM: Eu gosto muito de ouvir o que as pessoas têm a dizer, pois me fazem olhar para o que escrevo a partir de outra perspectiva. Não mudo a história por causa deles, mas certamente acrescento elementos, avalio situações e peso seu impacto sobre outros olhos.

BCRL: Como está Cítrico, a continuação do Agridoce? Já li o primeiro capítulo que está disponibilizado on-line (coloque o link pra gente) e vi que começa com muita ação, aliás, adorei! J

SOM: Cítrico está na fase final. Pois mesmo com o livro pronto eu o leio dezenas de vezes e antes de fechá-lo sempre mudo alguma coisa, hehe. É um livro mais intenso que Agridoce, como acredito que sentiu no primeiro capítulo, mas quem leu o primeiro livro vai sentir essa progressão como necessária à trama, que vem numa onda crescente de acontecimentos. Fico feliz que tenha gostado do capítulo de degustação. =)

Quem ficar curioso para ler o primeiro capítulo, pode encontrá-lo aqui:http://www.mediafire.com/?xlpx6kvlvamgc1z e dou uma dica para deixar mais emocionante a leitura: escutem a música do Elvis: Devil in desguise. Acho que conseguirão sentir a tensão da cena!

BCRL: Aê, meninos, anotem essa dica.

BCRL: As Crônicas do Reino do Portal já está no seu quarto volume, alguma novidade sobre elas?

SOM: Sim! =)

O primeiro volume da série Crônicas do Reino do Portal: O enigma da adormecida será lançado no primeiro semestre de 2012 pela editora PoliSaber.É uma publicação tradicional e que vai ser encontrada em tudo que é lugar, hehe. A ideia é lançar os dois primeiros volumes no primeiro semestre.

Para esse ano, fiquem atentos que virá um concurso para ilustrações internas do livro, abertas para estudantes de artes e desenhistas curiosos e talentosos em geral.

A série promete e quem sabe os leitores que apreciam literatura fantástica, não descubram que não são só personagens estrangeiros que podem ser muito interessantes, hein? =)

BCRL: Que mara esse concurso para as ilustrações internas do livro. Já estou doidinha pra ver, principalmente, as que retratarão a participação do personagem das CRP com quem mais me identifico, o Andrezinho...ehehe...

BCRL: Sei que ainda tem uns poucos exemplares dos livros da saga Paganus, há a possibilidade de fazer um preço promocional para os meninos da CRL que ainda não os têm?

SOM: Claro! J

Na verdade, tenho pouquíssimos! São três exemplares do Triskle e dois do Tribo de Dana. Posso fazer um preço promocional sim! (25,00 cada, já com o frete). Eu preciso ressaltar que a saga está mudando de editora, então, os livros, aos poucos vão saindo de circulação. O primeiro livro da saga já está com relançamento programado para 29 de outubro desse ano, com novo nome Paganus, um prólogo adicional e algumas outras coisinhas...

Capa da 2a edição do livro Paganus

Lançamento: 29/10/2011 - Halloween Literário - RJ


BCRL: Uau! Que mara!!! J Parabéns pelo relançamento do Paganus, tenho um carinho todo especial por esse seu livro, menina!!! E que linda ficou essa capa, com certeza retrata de forma perfeita o conteúdo da história.

Aê, meninos, clicando no link abaixo vocês irão saber tudo sobre o evento Halloween Literário do Rio de Janeiro e poderão conhecer os outros escritores que estarão presentes e o organizador, e nosso parceiro também, o escritor Roberto Laaf. O site é pra lá de interessante, não deixem de visitá-lo:

http://www.pontodoautor.com.br/halloween/default.asp

BCRL: Gostaria de deixar o espaço dessa entrevista aberto para quem quiser lhe fazer perguntas, pode ser?

SOM: Claro que sim! Adoro conversar! Hehe

BCRL: Querida, muito obrigada por ter aceitado o convite e também por ser nossa parceira, o blog e a comunidade Resenhas Literárias só têm que lhe agradecer. Sucesso! J

SOM: Eu é que agradeço o papo agradável! É sempre bom papear e contar um pouco sobre minha trajetória e inquietações. Também me sinto muito feliz com essa parceria e tenho o BCRL e a CRL alojado num espaço especial no meu coração! Conto com a força e carinho que vocês sempre me oferecem!

Muito boa sorte com esse blog incrível e sucesso! Beijos para todos! J

BCRL: É isso aí pessoal, fiquem à vontade para conversar com a Simone Marques, ok?

bj da angel ;)

12 comentários:

  1. Ai gente, nem acredito que consegui postar essa entrevista, fazem meses que ela está pronta - Simone que o diga - e toda vez que eu vinha aqui pra postar me atrapalhava e a postagem ficava uma droga [alguém aí tá dizendo que essa trapaiação é normal, é? Bão, heim...rs...], parece que agora deu certo... ebaaaa!!!! bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  2. Simone,


    Fala aí um pouquinho sobre quando você começou a escrever na brincadeira e quando começou a levar a sério. Ou isso ocorreu simultaneamente? Já dá pra viver dos escritos?

    O que é mais difícil e fácil neste meio literário e no proprio ato de escrever em si?

    Bju

    ResponderExcluir
  3. Puxa, que bacana essa entrevista com a Simone... Parabéns, Angel! Simone, Tribo de Dana é o que vem depois de Triskle, não é? Quero lê-lo! Será que ainda consigo? Vc disse que ainda tem alguns, né?

    ResponderExcluir
  4. Olá queridos!! É um enorme prazer estar nesse espaço com gente de quem gosto tanto!!
    Obrigada mais uma vez, Angel, por esse carinho e deixo meu beijo grande para todo o pessoal da CRL!

    Raphael! =)
    Menino... infelizmente, viver de literatura é ainda um sonho. hehe Mas quem sabe um dia eu consigo esse privilégio, né?

    Sabe... eu nem senti quando isso aconteceu e se aconteceu... acho que eu sempre quis levar meus escritos à sério, mas nunca tinha imaginado chegar tão longe, rsrs

    Posso dizer que o mais "fácil" é escrever. Eu adoro! Agora o mais difícil mesmo é seu trabalho alcançar editoras. Nossa, antes de tudo isso, se me contassem o tamanho das entraves que havia no caminho de quem pretende publicar um livro, eu diria que era exagero, mas hoje sei que ainda mais difícil e complicado...

    Será que respondi? Se quiser saber mais, pode mandar!

    Beijão!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Andreia!

    Eu tenho apenas dois exemplares da primeira edição do Tribo de Dana. No ano que vem, o Triskle, Tribo de Dana e Era de Aquário também ganharam cara nova!

    Então... a primeira edição será objeto de colecionador... hehehe

    Fico muito feliz em saber que quer saber o resto da história! =)

    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oi, Simone! Acabei de ler a entrevista e está ótima! Até queria mais, rs... Hum, pergunta? Bem, conte como foi "alcançar" essa outra editora, conseguindo uma nova edição da saga Paganus? E o nome para o terceiro livro da série "Agridoce", já conseguiu pensar em algum? ;D Eu lhe desejo toda a sorte do mundo, que tudo seja cada vez melhor, você merece pelo seu talento. E eu vou querer a minha paganus novinha, com essa capa que é um luxo! ;)

    ResponderExcluir
  7. Oi Bia!! Obrigada pela torcida! A capa está legal mesmo, né? =)

    Então, menina... na verdade a proposta partiu do editor que conhecia o livro. Para mim foi uma grata surpresa e fiquei bastante emocionada com o carinho com que o Roberto trata meu trabalho! Acredito que ter publicado inicialmente sob demanda apresentou meu trabalho e mesmo que com tantas dificuldades, valeu a pena! =)

    Bem... quanto ao terceiro livro estou pensando em suas alternativas: Picante ou Ácido. O que acha? Tem alguma sugestão? POde mandar!! =)

    Beijão! E ficarei super feliz em autografar um Paganus pra você (que tem novidades no miolo também!)

    ResponderExcluir
  8. Os dois, aí você escreve faz uma tetralogia, rsss... Mas se for trilogia mesmo, acho que "Picante" é mais temperado, rsss...

    ResponderExcluir
  9. Eu também gosto mais de Picante, Si, ainda mais porque as cenas picantes nas histórias dos seus livros são super bem escritas acho que ficaria um título "tudo a ver"... :) bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  10. Meninas.... parece que está virando um consenso. hehe

    Picantíssimo! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  11. Olá!! A pedido da querida Angel, aqui estão as datas dos eventos dos quais participarei!

    Lançamento do Livro Paganus:
    Dia 29 de outubro, na livraria Nobel do Recreio Shopping no RJ, das 16:00 às 19:00 durante o evento Halloween Literário.

    Dia 19 de Novembro das 16:00 às 18:00, no evento Papo Fantástica ao Vivo, na livraria Saraiva do Shopping Paulista, em SP! Onde estarei na companhia de escritores como Marta Argel, Georgette Silen e Adriano Siqueira. Falando de Vampiros, claro! =)

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Obrigada Si! :)

    Meninos, coloquei lá no corpo da entrevista o link que copio aqui, ele vai mostrar pra vocês que evento é esse, quais os escritores que estarão participando e também o seu organizador, nosso querido parceiro, Roberto Laaf. Não deixem de conferir e, claro, quem estiver no Rio de Janeiro, não deixe de comparecer para prestigiar o evento.

    http://www.pontodoautor.com.br/halloween/default.asp

    bj da angel ;)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...