segunda-feira, 31 de outubro de 2011

OS VENTOS DA MUDANÇA – Isaac Asimov




“Ele vê as coisas de uma perspectiva diferente: milhões de quilômetros removidos!”

Este slogan, que vi em uma outra coletânea de contos do bom doutor, fornece uma pista falsa para o persistente encantamento provocado pelas histórias de Asimov.

Pois nas 21 histórias dessa coletânea, como em tantas outras publicadas sob a chancela de Asimov, não é em uma minuciosa descrição física ou sociológica de mundos distantes que reside o fascínio desse autor. E muito menos em um profundo dimensionamento psicológico dos personagens, sejam eles terrestres ou alienígenas.

A ficção científica de Asimov passa bem longe disso. Suas histórias baseiam-se, sobretudo, em boas idéias. Sustentadas pelo vasto conhecimento científico de Asimov, sem por isso jamais serem apresentadas de uma forma chata ou cansativa, são as idéias que movem a trama e prendem o leitor. Idéias que brotaram, diga-se de passagem, com uma fecundidade impressionante da cachola privilegiada de Isaac Asimov.

Não há muito o que dizer sobre esse Os Ventos da Mudança, que está bem na média de Asimov. Ou seja, sempre a garantia de uma ótima diversão! Por isso, resolvi prestar essa sincera homenagem a um de meus autores prediletos.

Viva!!! Viva!!! Viva as costeletas imortais do bom doutor!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...