sexta-feira, 14 de outubro de 2011

''UM SONHO A MAIS" - NANDA MEIRELES

LIVRO  : “UM SONHO A MAIS”
AUTOR: NANDA MEIRELES
EDITORA: EDITORA MULTIFOCO
PÁGINAS –148
1ª EDIÇÃO  2011
 CATEGORIA: ROMANCE
ISBN – 978-85-7961-477-2

CITAÇÃO: “DEPOIS DE UM TEMPO REALMENTE ACREDITEI QUE TUDO ACABARIA BEM, SÓ POUCO MAIS DE UMA HORA E TUDO ESTARIA TERMINADO. CARAMBA, COMO EU ESTAVA ENGANADA!”. (pág 40)

RESUMO SINÓPTICO: Fabiana (Fabi) faz o último ano do segundo grau no Colégio Estadual Arabella, onde estuda desde a 5ª série. Acaba de completar 17 anos e tem a vida traçada de forma organizada: quer passar no vestibular, cursar Administração e abrir seu próprio negócio.
Dinho é o único amigo (e apaixonado) que tem na escola e aprontam juntos, até que no dia do aniversário de Fabi, resolve invadir a despensa do colégio para pegar uma lata de doce leite como presente para ela. Foi pego em flagrante e suspenso da escola. A mãe dele acredita que Fabi é má influência e o proibi de a ver e o transfere de cidade.
Fabi sente ausência de Dinho, dá amizade e das brincadeiras que faziam juntos, embora não esteja interessada em romance;  até a chegada de Melissa (Mel), que passa a ser sua mais nova amiga. Mel veio de outra cidade com a mãe e o irmão Daniel, após a morte do pai e passam  a morar com o tio. Daniel continua a estudar na antiga escola, mesmo estando  no último ano também, mas como tem carro, prefere ir e vir diariamente. Até conhecer Fabi... Resolve então pedir transferência e estudar na mesma escola.
As coisas começam a mudar e Fabi começa a vivenciar sentimentos inesperados, tudo que não queria no último ano escolar...

CITAÇÃO: “ É ERRADO A GENTE SE SURPREENDER, SE DECEPCIONAR E CONDENAR ALGUÉM POR AQUILO QUE A GENTE JÁ ESPERAVA DE UMA DETERMINADA PESSOA, O MAIS CERTO É ISSO ACONTECER COM QUEM A GENTE NÃO CONHECE DIREITO.” (pág. 112)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: “Um sonho a mais” é um livro delicioso de ser lido. Escrito em primeira pessoa e com muito diálogos, a leitura é tranquila e consistente. As 148 páginas podem ser ‘devoradas’ em poucas horas e quanto mais se lê, mais se quer ler.
O enredo baseado nos conflitos, dúvidas e amores  adolescentes, faz o leitor se identificar de primeira com as situações narradas, traz assim, a empatia e a necessidade de ver o que irá acontecer.
A autora teve o cuidado em mostrar o quanto um amor pode ser bom, mesmo em um momento indesejado e como não adianta um planejamento prévio do futuro, pois ninguém pode prever o que vai acontecer ‘na próxima curva’ e mudar a vida de maneira radical.
Pequenos erros de grafia e ortografia  estão presentes, mas nada que interfira na boa leitura e no enredo.
É um romance doce e descomplicado, relaxante e porque não dizer: baseado na realidade? Muito bom e recomendado!

NOTA: 4,70 de 5,00.
Rudynalva

2 comentários:

  1. Quero muito ler o livro da Nanda *-*

    Beijos,
    Thais P.
    http://thaypriscilla.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi!!
    Gostei da resenha! Não conhecia o livro, mas me interessou :)
    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...