quinta-feira, 24 de novembro de 2011

MEMÓRIAS PÓSTUMAS DE BRÁS CUBAS – Machado de Assis


“Ao primeiro verme que roeu as frias carnes de meu cadáver, dedico estas saudosas memórias póstumas.”

Só pela insólita dedicatória, percebemos que este está longe de ser um livro comum. Este fabuloso romance é, sem dúvida, uma das obras-primas da literatura brasileira e coloca Machado de Assis no patamar dos gigantes.

Escrita na primeira pessoa – o suposto autor é o falecido Brás Cubas – esta singular narrativa nada perdeu de sua força e originalidade, mesmo após tanto tempo de sua publicação. Por estar morto, Brás Cubas não está mais atado às convenções e hipocrisias da sociedade e, assim, pode falar sobre si mesmo e sobre os outros com a isenção de quem nada mais tem a perder.

Aqui Machado de Assis está no seu auge, ao aliar a ácida ironia a um humor implacável. O livro é repleto de tiradas inesquecíveis, tais como a famosa:

“Marcela amou-me durante onze meses e quinze contos-de-réis.”

Os capítulos curtos ajudam a tornar a leitura ágil e interessante. Desde que não se tenha que lê-lo com o horrendo objetivo de fazer uma prova ou um concurso, a diversão é garantida!


2 comentários:

  1. Rsrs, adorei a resenha. Breve e direta!

    PS1.: Machado é um dos meus escritores brasileiros favoritos.

    PS2.: Amo ler clássicos. É o maior espólio deixado pelos escritores para seguir perante a postiridade. Deveriamos nos apropriar cada vez mais de clássicos!!!

    PS3.: Saudade de ler o Comunidade de resenhas literárias... essa vida corrida sufoca-me!!!

    bjus, bjs.

    ResponderExcluir
  2. Ano passado, confesso que li o 1° capítulo de 'Memórias Póstumas' mas não consegui terminar! =(
    Achei muito difícil, rs mas esse ano em uma aula de português, o professor nos fez ler um texto dele, e fiquei encantada, estou morrendo de vontade de lê-lo!
    Beijos, Caah x♥

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...