domingo, 18 de dezembro de 2011

“CERTA ESTRANHEZA” - BIA MACHADO


LIVRO  : “CERTA ESTRANHEZA”
AUTORA: BIA MACHADO
EDITORA–PERSE
PÁGINAS –116
Impressão 2011
CATEGORIA: Contos de Terror e Mistério
ISBN: 978-85-64280-24-3

 
CITAÇÃO: “ Os seres estranhos fizeram surgir um campo magnético em volta de Sagrado e para sempre o local sumiu do mapa. Colocaram uma espécie de torre no centro da cidade, como se ali estivessem os olhos deles, que a tudo observavam, a todos vigiavam.” (pág. 13)

RESUMO SINÓPTICO:  "Certa Estranheza" reúne 13 contos de Bia Machado, a maioria publicada na internet, escrita para concursos literários de comunidades do Orkut. São contos que abordam o fantástico, o sobrenatural, o que está além da nossa compreensão: fantasmas, personagens do folclore popular, criaturas no espelho, seres de outro planeta, enfim... Tudo o que é capaz de criar em nós uma CERTA ESTRANHEZA.

CITAÇÃO: “ {...} Helena tinha a beleza ofuscada pelos vestidos pobres, de segunda mão, aqueles doados pelas freguesas das costuras. Antes, tão bonitos, eram refeitos para que ela os pudesse usar ali, em meio à pobreza: detalhes mais finos eram retirados, golas e magas de cetim davam lugar a um tecido que já tinha sido parte de uma saia ou uma blusa qualquer.” (pág.33)

ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Difícil resenhar livro de contos, pois não tem como comentar um a um, entretanto, falar de forma generalizada de como o livro foi bem elaborado e de bom gosto na escrita, é uma forma de análise.
A linguagem contemporânea e corriqueira dá fluidez  aos textos, que tornam-se de fácil compreensão e causam emoção ao leitor pela forma criativa como foram elaborados os contos. Mostra que a escritora tem potencial imensurável de imaginação e o melhor, sabe transcrevê-los de forma emocionante para contos que causam tensão e curiosidade.
Contos curtos e de fácil assimilação, tornam o livro recomendado e instigante.

CITAÇÃO: “ Augusto pensou que Epaminondas e Rosaura mais pareciam irmãos: tinham a mesma estatura baixa, atarracada, o corpo roliço, os cabelos pretos e lisos e até uma verruga no rosto. A mulher, porém, parecia ter muito mais determinação e frieza que o marido.” (pág. 95)

NOTA: 4,80 de 5,00

CHEIRINHOS
RUDYNALVA

5 comentários:

  1. Oi Rudy
    amei a resenha, menina você escreve muito bem.
    Eu tive 2 experiências com contos, a primeira foi boa, quando li um conto no livro formaturas infernais, gosto de ler textos curtos, rápidos e bons para distrair. Mas no mesmo livro li um conto terrível, e essa foi a experiência traumática...rs
    Mas eu gosto de contos, em especial se forem rápidos e com texto ágil.
    Bjos

    Jack
    www.mybooklit.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. RUDY... SUPER OBRIGADO PELA VISITINHA!!!! SEGUINDO TBM...

    UM NATAL CHEIO DE LUZ E PAZ PRA VC!!!

    BJ

    LU

    http://blush-lu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. não conhecia o livro, mas achei interessante.
    Talvez leia em breve por curiosidade. ^^
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros de contos e quando digo que sou exigente quanto a eles, refiro-me que não é qualquer escritor que consegue levar o leitor a viajar "legal" através de uma história curta. Dos livros de contos que li, escritos por um único autor, este é um dos melhores.
    .
    Em Certa Estranheza há contos que gostei mais e outros que gostei menos, porém, a Bia soube manter uma alta qualidade em cada um deles o que me permite afirmar que todos me agradaram.
    .
    O que mais gostei foi o Sobre livros e mortes, destaque também para Senhora Quintana vai morrer e o que menos apreciei foi Sagrado, não porque o conto é ruim, mas, porque envolve ficção científica que não é muito "minha praia".
    .
    Se eu tivesse que definir o livro numa única palavra esta seria tétrico.
    .
    Livro mais do que recomendado para aqueles que gostam de, bem... coisas estranhas...rs...
    .
    Parabéns Bia! Mandou muito bem, menina!
    .
    bj da angel ;)

    ResponderExcluir
  5. HAHA Eu sou da época que publicavam histórias no orkut! =) Já fiz muito isso também e meu primeiro livro surgiu de lá também!
    Adorei a primeira citação, fiquei beem curiosa..
    Não conhecia o livro, mas já adorei! :)
    Abraços,
    Camila Leite

    @sonhospontinhos
    www.sonhosentrepontinhos.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...