LIVRO : “CONFISSÕES DE UM TURISTA PROFISSONAL” (LITERATURA NACIONAL)
AUTOR: KIKO NOGUEIRA
EDITORA : NOVO CONCEITO
PÁGINAS –94
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: CRÔNICAS
ISBN: - 978-85-63219-42-5
CITAÇÃO: “ Como diz o dramaturgo George Bernard Shaw, as classificações cruas e as falsas generalizações são a maldição da vida organizada. OK.” (pág. 17)
RESUMO SINÓPTICO: “Quem gosta de viajar, e viaja mesmo (isto é, não faz turismo pra inglês ver), sente uma vontade danada de falar a verdade sobre os lugares que visitou. Coisas como: vale a pena todo aquele trabalho no Louvre para não ver a Monalisa? Existe algum lugar mais insalubre do que uma barraca de praia no Nordeste? Ou ainda: por que o Brasil precisa de mais uma obra de Oscar Niemeyer, o veterano arquiteto que deixa um rastro de concreto aonde quer que vá? Mas falar essas coisas é, no mínimo, tornar-se um chato. Pois Jota Pinto Fernandes, alter ego de Kiko Nogueira, é o chato que vive em cada viajante. Corajoso e desbocado o suficiente para dizer o que as agências e seu amigo que acabou de chegar de Nova York nunca falarão. Escrito pelo ex-diretor da revista Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril, Confissões de um Turista Profissional é uma leitura para quem quer olhar as lindas fotinhos no celular, na volta daquele pacote inesquecível, e pensar: “E não é que era isso mesmo...?”
CITAÇÃO: “ O escritor George Santayana disse o seguinte, num ensaio chamado ‘Filosofia de viagem’: “às vezes, nós precisamos escapar em direção à solidão, à falta de ambição, dentro das férias morais de simplesmente correr riscos, de modo a afiar a vontade de viver, de experimentar a dor, e de ser compelido a buscar desesperadamente um grande momento – não importa como”. (pág. 67)
ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: O autor KIKO NOGUEIRA e seu alter ego JOÃO PINTO FERNANDES escreveram crônicas (e críticas) algumas até engraçadas, sobre as experiências que tiveram em suas viagens. Na verdade, são mais alertas e dicas para quem gosta de viajar.
É uma compilação jocosa das experiências vividas pelos dois, durante o período em que trabalhavam na Revista Viagem e turismo e no Guia Quatro Rodas.
Bonzinho de ler e rir!
NOTA: 3,70 DE 5,00
Cheirinhos:)
Rudy
Oi Rudy!
ResponderExcluirEntão, esse livro parece ser muito engraçado. Não sou tão acostumada a ler crônicas, mas com uma pitada de humor tudo fica melhor né?
Um beijo,
Luara - Estante Vertical
PS: Recebi sua cartinha na sexta! Adorei! Muito obrigada. :D