sábado, 7 de janeiro de 2012

JÓ – Uma Comédia de Justiça – Robert A. Heinlein


Imagine acordar pelado e sem dinheiro algum em um local totalmente desconhecido. Não em uma outra cidade ou país, mas em um outro mundo, em uma versão ligeiramente diferente do mundo que você conhecia. Em um lugar, por exemplo, onde o avião jamais foi inventado e os Estados Unidos são uma potência religiosa e absolutamente pacífica.

Situações como essa tornam-se parte da rotina de Alexander Hergensheimer, o herói desta narrativa insólita e absolutamente original. Na vida de Alex, onde mundos paralelos se alternam com exasperante constância, só três coisas permanecem: Margrethe, sua companheira inabalável no amor e nos múltiplos infortúnios; um velho aparelho de barbear, que de alguma forma Alex consegue carregar consigo de um mundo a outro e, finalmente, pilhas e pilhas de pratos para lavar. Seja qual for o universo onde você se encontra, sempre haverá trabalho para um bom lavador de pratos.

Se a sinopse parece bastante inusitada até aqui, saiba que não é da missa nem um terço. Alex se convence de que as súbitas mudanças de mundo só podem ser sinais do Apocalipse, e começa a se preparar para o Dia do Juízo. E é aqui que o autor começa a revelar suas intenções e reflexões ao elaborar uma trama tão estranha. Um livro como eu nunca li.

Robert A. Heinlein é certamente uma figura à parte na galeria dos maiorais da Ficção Científica. Embora não seja dotado da profundidade de visão de um Arthur C. Clarke ou da prodigiosa e convincente imaginação de um Asimov, a sua literatura é forte, original e criativa o suficiente: ele é esquisito e maravilhoso!!!

Basta dizer que o melhor romance de FC que li na vida (e um dos melhores em qualquer estilo) saiu dessa cabeça: “Estranho Numa Terra Estranha”, que conta as aventuras de um marciano que vem para a Terra para repetir os passos de Jesus. E o melhor conto de FC que li também foi escrito por Heinlen: “...E Ele Construiu Uma Casa Torta”, um fascinante mergulho no universo dos Tesseracts e da quarta dimensão.

Em resumo: um autor criativo e sem medo de ser original. Um livro que dificilmente será esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...