segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

LIVRO REENCONTRO - LEILA KRÜGER (LITERATURA NACIONAL)

LIVRO  : “REENCONTRO”
AUTOR: LEILA KRÜGER
EDITORA  NOVO SÉCULO
COLEÇÃO NOVOS TALENTOS DA LITERATURA BRASILEIRA
PÁGINAS –494
1ª EDIÇÃO 2011
CATEGORIA: FICÇÃO/LITERATURA BRASILEIRA
ISBN: - 978-85-7679-533-9






CITAÇÃO: ”- Mas... a gente tem que ir atrás do que quer... Não é assim?
- Será? – ela o desafiou com o olhar azul-avermelhado por um instante. Resguardou-se. – Será que a gente sempre tem pernas para alcançar o que quer? A gente tem mais imaginação do que fôlego...” (pág. 89)
 

CITAÇÃO: “-Eu acho que algumas pessoas nascem assim. Meio cavalos selvagens. É a essência da pessoa. Correr livre... Mas, quando um cavalo selvagem se machuca, não consegue correr. Aí fica com raiva. Como se tivessem cortado suas patas. Ele fica preso, como um passarinho na gaiola. Já imaginaste alguém que nasceu pra ser livre viver preso?” (pág. 140)
 

CITAÇÃO: “ – Correr no parque é como cavalgar nas montanhas – ele sorriu.  – Mas... vendo a tua fita... agora fiquei pensando, eu não tenho nada filmado de família. E tenho poucas fotos... Queria ter mais lembranças...
- Lembrança é um tipo de tortura...
- Não as boas... As boas acho que são um tipo de consolo... de que a gente viveu. Fica uma saudade boa...” (pág. 204)





 

RESUMO SINÓPTICO: O livro começa com  Ana Luiza na adolescência com um pai distante, frio, que nunca demonstrou sentimento algum por ela, médico e alcoólatra; uma mãe fútil, que reclama de tudo; uma amizade complexa e "pessoas que sempre vão embora", como sua avó, sua grande amiga e seus ex-namorados. O  fim de (mais) um grande amor a faz perder o fôlego e não crer mais neste sentimento. Com suas músicas de rock, seus livros e seus cigarros, Ana Luiza vê sua vida desmoronar. 

"O amor é uma ferida”, ela sentencia. Mas a “garota de olhar longínquo” tem um encontro inesperado com um alguém aparentemente muito diferente dela: os “olhos imensos”, que tudo veem... 

Presa em seu próprio mundo e rendida ao álcool e às drogas, Ana Luiza tenta fugir. Principalmente do temido amor, que tanto a feriu... Aparentemente é uma pessoa fraca e vive se martirizando por ser um estorvo a outras pessoas e deixa de ver sentido na vida, não tem fé e não acredita em Deus.


Como encontrar, ou reencontrar o próprio destino? Até onde o amor pode ir, até quando pode esperar? O que há além das baladas de rock e dos poemas românticos? Poderá o amor salvar alguém de sua própria escuridão? Às vezes, é necessário perder quase tudo para reencontrar... e finalmente poder amar.




CITAÇÃO: “ – Sonhar... transcende a vida. As impossibilidades. É um tipo de libertação. Tudo nos prende, menos um sonho... Um sonho só precisa de um coração para existir. E só de um coração que acredita para acontecer.” (pág. 206)


CITAÇÃO: “- A vida é o maior dom que alguém pode receber, Ana... Nada vale uma vida. Uma vez me falaram isso. Até eu já pensei em morrer. Lembra sempre isso, ta? Nada vale uma vida. Nenhuma dor vale uma vida.”(pág. 279)




ANÁLISE CRÍTICA E DO AUTOR: Reencontro é um livro encantador e profundo. Atrás da história de Ana Luiza (que pode ser a história de muitas outras pessoas), existe uma mensagem profunda de fé e amor que toca profundamente o leitor e o faz repensar sobre as escolhas que pode fazer durante a vida, e, mostra as conseqüências dessas escolhas.


O linguajar gaúcho nos diálogos, vocabulário vasto e culto, mostram o quanto a autora tem ecletismo, conhecimento e cultura, e, passa isso de forma singular e única em todas as páginas do livro. E, mais... força interior, objetividade, fé e amor, que são a própria essência de Reencontro.


Como se tudo isso já não bastasse, a inovação de começar os capítulos com frases/pensamentos  de pessoas bastante conhecidas como Clarice Lispector, Vinícius de Moraes e Mário Quintana, trechos de músicas das bandas de rock como o Guns, Coldplay, entre outros, traz ao leitor a sensação de realidade e identificação.


A sensibilidade em tratar assuntos reais com um que de fantasia e lirismo unam-se e mostre que com fé e amor, todos os problemas podem ser superados e resolvidos, basta que se tenha força de vontade e sonhos a serem perseguidos e conquistados.


Leitura mais que recomendada e indicada com louvor!



CITAÇÃO: “ – Eu tenho aprendido uma coisa: ver. Às vezes, querida... a gente enxerga, mas ao vê. Não sente. Ver... é a coisa mais importante da vida. Precisa ver para sentir. Ver além, sabe? Ver por dentro. É como  se agora... eu vise. A música bonita... o café... a calçada, com o sol da manhã... o céu que acalma... o barulho do vento que acorda. Ouvir também é ver. Já ouviste o barulho do vento, Ana?
O vento era capaz de falar, Ana Luiza sabia.” (pá. 297)



CITAÇÃO:  “ Nada é por acaso...
A vida são recomeços. Recomeçar é reencontrar o que se perdeu, ou mesmo reencontrar a busca do que nunca se teve. As pessoas estão sempre buscando reencontrar alguma coisa. O amor, ou o sonho de encontrá-lo. Ou quem se é – talvez a grande busca da vida. [...]” (pág. 480)



NOTA: 5,00  DE 5,00


CHEIRINHOS:)
RUDYNALVA

2 comentários:

  1. Olá José! Vc foi sorteado lá no blog, dá uma conferida. Já enviei e-mail também.

    Parabéns! Vc tem 48 horas para entrar em contato.

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Não conhecia o livro, mas fico feliz de saber que o autor é brasileiro. Até pq gostei mto da sua resenha e parece ser um excelente livro.

    Gosto do tema, gosto de livros intensos e profundos que tratem da realidade e necessidade humana.

    Agradeço sua visita e comentário em meu blog. Volte sempre!

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...