sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

PAGANUS - Simone O. Marques


Título: Paganus
Autora: Simone O. Marques
Ano: 2011
Editora: Alcantis
372 páginas


Sinopse: Portugal, 1673. Duas mulheres celtas e um bebê recém-nascido enfrentam a perseguição da Igreja contra hereges pagãos. Obrigadas a deixar sua aldeia, ajudadas por um jovem cristão, partem em busca de um lugar onde possam cultuar seus deuses livremente. Em meio a sua fuga descobrem que a Grande Mãe tem uma missão para eles e que os levará a lugares inesperados e a uma desconhecida Terra Nova. (Fonte: Skoob.com.br)


O livro de Simone Marques foi o melhor que li no mês de dezembro e um dos melhores que li no ano passado. Fazia muito tempo que "namorava" esse livro, porém quando essa 2ª edição foi lançada, com algumas reformulações (houve mudança de editora, uma mudança pra melhor, com certeza), não resisti em comprar direto com a autora e receber meu exemplar autografado em casa! =)



A sinopse já me deixou muito curiosa por conferir essa história. Com título diferente (na primeira edição, era outro) e 108 páginas a mais, o livro teve alguns acréscimos nos capítulos finais e também, segundo a autora (com quem tive contato pela internet para sanar algumas dúvidas antes de compor essa resenha), ganhou um prólogo, em que ficamos conhecendo a história de Diogo e Douglas desde o nascimento. E isso explica muita coisa! Além disso, o prólogo só veio enriquecer ainda mais a história contada, nem consigo imaginar como era a edição anterior sem essa parte, rs, pois é nesse prólogo que se explica o porquê do grande duelo travado entre esses dois irmãos vida afora, tão diferentes como a lua e o sol, apesar de fisicamente parecidos.

A história é tão marcante que em uma comunidade literária onde me perguntaram qual o casal perfeito entre os romances que li em 2011, não hesitei em escolher Adele e Diogo. Fazia tempo que não lia sobre um amor tão intenso, tão verdadeiro, tão digno e forte, capaz de passar por qualquer dificuldade, qualquer preconceito, para acontecer. E fazia tempo que não chorava tanto com um livro, que eu me lembre. Chorei, sim, de emoção, mas também por medo do que estava por vir nas próximas páginas... Sou uma manteiga derretida, confesso, mas adoooro livros que produzem essa sensação durante a leitura!


Alguns aspectos técnicos que destaco ficam por conta da revisão/edição: foram poucos erros de revisão, bem poucos mesmo, se comparado a outros que li recentemente (e parece que isso está cada vez mais comuns nas editoras, infelizmente). Outra coisa que a edição deixou passar: no prólogo, alguns detalhes quanto a características físicas de Diogo e Douglas foram mostrados, além de explicações sobre uma outra determinada personagem. Depois do prólogo, porém, essas explicações aparecem novamente no texto, como se não tivessem sido mostradas antes, o que achei desnecessário, um tanto confuso, até.

Quanto à capa, não tenho dúvidas de que está muito bonita, moderna, chamativa. Mas depois que conheci as personagens, principalmente Adele, vi que a capa destoa um pouco da história. Explico: o vestido está moderno demais, não é um vestido que me pareça ter sido usado na época em que os acontecimentos se passam. Isso não chega a ser um defeito, claro que não. E parabéns ao capista, porém a meu ver esse detalhe deveria ter sido levado em conta. 

Enfim, fica a dica de leitura de "Paganus", um romance com muita emoção, contando a história de uma época em que os pagãos, aqueles que não aceitavam a Igreja, chegavam a pagar com a vida se não se convertiam, infelizmente. Trechos de destaque do livro: a sequência narrativa que culmina com o nascimento de Daniele, filha de Adele e, tempos depois, a fuga de Daniele, Guilherme e Mateus. Li essas duas partes quase que sem respirar, de tanta tensão. Ponto mais que positivo para Simone! Destaque também para a ótima ambientação, o jeito de falar da época (sem torná-lo cansativo ao leitor), realmente a autora caprichou... 

E assim como todo o livro, amei as reviravoltas do final! ;)

2 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...