segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

O PERFUME DO PAU-ROSA - Luiz Lauschner




Esse romance, selecionado pelo Programa Petrobras Cultural, mostra como é a vida daqueles que trabalham numa usina de extração do óleo aromático obtido da árvore pau-rosa, encontrada no Amazonas, e que é utilizado na fabricação do mundialmente famoso perfume Chanel nr. 5.


Pau-rosa

Através da leitura adentramos na mata amazônica, temos contato com indígenas em cujas terras apenas jesuítas e o pessoal da FUNAI têm acesso, contatos também com a febre da malária e a febre pelo ouro do garimpo, navegamos por caudalosos rios, desfrutamos de belíssimas paisagens e sentimos a presença marcante e nada bem quista do coronelismo.

As personagens são muito distintas entre si, cito algumas:

- Francisco, um mateiro que diz: “mateiro explorador de pau-rosa tem reserva de árvores na mata. Não preciso saber onde estão, mas elas estão lá me esperando. São segredos que não se aprendem e que não ensinam. Quem sabe, sabe, e eu sei.” e ele prova isso no decorrer da história. Gostei demais desse personagem apesar de ele não ser protagonista, achei-o intenso dentro do seu perfil.

- Lívia, irmã de Wlado, o protagonista, e esposa de Santos, proprietário da usina, que sofre por ter se ligado a um homem mulherengo e mais velho que ela, mas, ela o ama ...

- Cida, que se apaixona por Wlado e ele por ela, vivem um amor impossível, será? Pois ele é o funcionário responsável pela usina e vive na mata; ela mora em Maués, é irmã de um garimpeiro que vive um momento de grande prosperidade e quer que ela vá fazer faculdade em Manaus.

Com esses fatos e personagens, entre outros, Luiz Lauschner produziu um livro que propicia uma leitura interessante e deliciosa. Acessando os links abaixo é possível ver e ouvir o autor falando sobre o surgimento do livro, a seleção do mesmo pelo Programa Petrobras Cultural, sua vida no Amazonas e muito mais. Vale a pena conferir.


Luiz Lauschner

Entrevista Parte I

Entrevista Parte II

Um comentário:

  1. Parabéns pela postagem flor.
    Não conhecia o livro e fiquei encantada.
    Obrigada pelo comentário no blog.
    Bjs,

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...