domingo, 26 de fevereiro de 2012

RÉQUIEM PARA UM ASSASSINO - Paulo Levy

“Seguindo a trilha de detetives amargos dos filmes noir, o autor descreve um detetive que mal consegue fechar os olhos à noite e entorna doses de cachaça como quem bebe copos d’água.”
Por Elenilson Nascimento
Depois do sucesso de livros como “Drive”, de James Sallis; “Justiça Suprema”, de Phillip Margolin; “O Espião que Sabia Demais”, de George Smiley e “Maigret e a Mulher do Ladrão”, de Georges Simenon, parece que realmente os livros policiais estão na moda, mas a grande dúvida dos leitores desse gênero recai sobre o que é realidade e o que é ficção.
“Réquiem para um Assassino”, publicado pela editora Bússola, é a estreia do autor brasileiro Paulo Levy. Mas engana-se que por ser um livro de estreia a obra não seja muito boa. O autor sempre teve um relacionamento íntimo com a palavra: já trabalhou como redator publicitário durante 15 anos; fundou uma empresa de e-books, uma das primeiras no Brasil, em 2000, e essa experiência com literatura durou até 2001. Nos cinco anos seguintes, gerenciou a filial paulistana da editora Objetiva, até fundar seu próprio selo, Bússola. E é por essa editora que Levy pode lançar o seu primeiro romance exatamente como planejado, sem cortes de parágrafos e sem mudanças bruscas de personagens, como normalmente acontece.
Em “Réquiem para um Assassino” (*adorei o pôster da propaganda do livro, abaixo), o autor apresenta Joaquim Dornelas, um delegado que foi abandonado pela mulher (que não agüentava mais a sua rotina arriscada), está longe dos filhos, mas que é “correto, mas humano”, nas palavras do próprio autor. A 40 metros de distância da orla, um corpo está atolado na lama seca, com os braços estendidos como um Cristo Redentor, um cadáver chama a atenção da multidão de curiosos na cidade fictícia Palmyra, no litoral fluminense.
O defunto não traz marcas aparentes de violência, e a única pista para a causa da morte está em um band-aid na dobra interna do braço do morto. Não havia marcas de cortes ou tiros. Enquanto isso, a maré subia depressa. Era preciso agir rápido para desvendar o mistério. “Eu vi essa cena muito clara para mim. Esse crime foi um divisor de águas. Foi uma coisa tão forte que eu tinha que escrever sobre isso”, contou o autor, publicitário e editor de livros numa das muitas entrevistas.
A partir desse crime, Dornelas – um alcoólatra que muito brasileiramente aprecia cachaça, mas gosta também de mingau de farinha láctea – começa a investigar uma complexa rede de intrigas e vai se dedicar com afinco à solução do caso, que se revela um dos mais difíceis de sua carreira.
E seguindo a trilha de detetives amargos dos filmes noir, Dornelas mal consegue fechar os olhos à noite e entorna doses de cachaça como quem bebe copos d’água. Com um histórico particular riscado de tristezas, ele entrega-se à ao caso e envolve-se com políticos, traficantes de droga, prostitutas e a comunidade local de pescadores, onde todos parecem estar de algum modo envolvidos na trama. Mas é justamente nos desdobramentos do misterioso cenário visto no litoral do Rio de Janeiro que ele encontra algum alento.
O autor já declarou ser fã dos detetives clássicos como Sherlock Holmes criado por Conan Doyle e o Hercule Poirot de Agatha Christie. “Sigo a rotina do delegado, mas a vida pessoal dele faz parte da história. Isso traz humanidade para o personagem. Os investigadores de hoje não podem ser perfeitos como o Sherlock Holmes, cuja vida pessoal nem aparecia nos livros. Hoje em dia, o leitor tem interesse em personagens reais, possíveis”, comentou o estreante autor. Mas nesse primeiro romance policial – lançado, como já dito acima – por sua própria editora, ele faz jus a esses grandes modelos. (“RÉQUIEM PARA UM ASSASSINO”, de Paulo Levy, romance, 224 págs, Bússula – 2011)

>>> Visite o LITERATURA CLANDESTINA e o COMENDO LIVROS.

4 comentários:

  1. Brigadinha flor.

    Beijos e seja sempre bem vinda.

    ResponderExcluir
  2. Ta aí um livro que eu realmente não conhecia. Vou anotar a dica Rudy! :D
    Ainda não te seguia aqui, acredita? Estou seguindo!

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  3. Puxa, não conheço nada deste autor, vou buscar no SKOOB, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Fiquei muito interessado em ler esse, valeu!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...